Prêmio UOL Carros: veja os indicados na categoria 'Picape Média'

Apesar do crescimento das picapes de porte compacto e intermediário, as caminhonetes médias ainda possuem seu espaço no mercado nacional. São elas as preferidas de fazendeiros e proprietários que precisam carregar bastante carga na caçamba.

Na edição 2023 do Prêmio UOL Carros, a nova geração de uma das campeãs de venda é a grande novidade. Ela enfrenta as tradicionais rivais, que ganharam novas versões neste ano.

Chevrolet S10

O que tem de melhor? Boa procura no mercado de seminovos.

Por que merece ser indicado? Ganhou uma nova versão Midnight em 2023.

Perto de mudar, a Chevrolet S10 encontra-se em fase final de seu ciclo de vida. Lançada em 2012, deve passar por uma atualização visual profunda no ano que vem. Mesmo assim, ainda vende bem e é bastante procurada no mercado de seminovos.

Neste ano, teve como principal novidade a volta da versão Midnight. Seu maior diferencial é a predominância da cor preta no visual, tanto nos detalhes externos (como a pintura das rodas de liga leve e até da gravatinha dourada do logotipo) quanto no acabamento da cabine.

Ford Ranger

O que tem de melhor? Dirigibilidade irrepreensível.

Por que merece ser indicado? Nova geração elevou o sarrafo da categoria em tecnologia e refinamento.

Continua após a publicidade

Demorou, mas a nova Ranger finalmente chegou ao Brasil em 2023. A espera valeu a pena, já que a picape representa um salto bastante considerável em relação à geração anterior, que já era elogiada por suas virtudes. Entre as qualidades do novo modelo, destaque para a dirigibilidade refinada que lembra muito a de um automóvel de passeio pela suavidade e estabilidade.

Essa sensação é consequência de um projeto moderno que se destaca das rivais. O nível de tecnologia embarcada chama atenção: a Ranger tem um pacote completo de assistências à condução. Além disso, a picape fabricada na Argentina tem um acabamento acima do padrão da categoria e acabamento refinado.

Mitsubishi L200 Savana

O que tem de melhor? Visual aventureiro esbanja personalidade.

Por que merece ser indicado? A L200 é sinônimo de picape 'raiz', robusta e sem luxos.

Assim como a maioria das concorrentes, a atual geração da Mitsubishi L200 já sente o peso da idade. Apesar disso, a picape ainda deve permanecer em linha por algum tempo, já que a nova geração só deve desembarcar por aqui depois de 2024.

Continua após a publicidade

Enquanto isso não acontece, a Mitsubishi abusa das séries especiais como a Savana. A novidade replica a receita das versões anteriores da Savana, abusando do visual aventureiro: ela tem snorkel, rodas de aço pintadas de preto e uma chamativa tonalidade de amarelo.

Essa versão reforça a vocação da L200, que é uma das poucas picapes "raiz" do mercado. Mesmo sendo bem equipada, ela não aposta tanto no luxo como fazem algumas rivais. É por isso que é bastante procurada por quem a utiliza em fazendas e estradas sem pavimento.

Toyota Hilux

O que tem de melhor? Imagem de confiabilidade da marca Toyota.

Por que merece ser indicado? Ganhou novas versões em 2023.

A Hilux é uma das maiores beneficiadas pela imagem de confiabilidade cultivada pela Toyota. Apesar de já estar envelhecida, a picape é líder absoluta de vendas na categoria, muito por conta da robustez e durabilidade comumente associadas à Hilux.

Continua após a publicidade

Em 2023, a picape teve novidades importantes em sua gama de versões. A configuração esportiva GR-Sport passou por modificações para melhorar a dirigibilidade, ganhando novos freios, suspensão e bitolas dianteiras e traseiras mais largas.

Recentemente, a Toyota lançou a Hilux SRX Plus, que vem com o mesmo acerto de suspensão e amortecedores com tubo duplo da GR-Sport, só que com um visual mais discreto. A marca promete que a rigidez de rolagem da picape foi aprimorada em 20%.

Prêmio UOL Carros 2023

Neste ano o UOL Carros premiará os melhores do ano em 15 categorias. Um júri técnico composto por relevantes jornalistas do setor automotivo decidirá, entre quatro finalistas, os vencedores através de critérios como design, custo-benefício, tecnologia, conectividade, desempenho e consumo.

As 14 categorias definidas pelo júri técnico são: "Compacto", "Compacto elétrico", "Sedã", "Sedã elétrico", "SUV compacto", "SUV médio", "SUV premium", "SUV elétrico", "Picape compacta", "Picape média", "Picape grande", "Esportivo", "Destaque do Ano" e "Montadora do Ano".

Outra categoria confirmada é a de "Pós-venda", em que o vencedor será definido a partir de voto popular na página de UOL Carros.

Continua após a publicidade

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes