Os melhores de 2023

Marcas chinesas dominam sétima edição do Prêmio UOL Carros; veja todos os vencedores

Vitor Matsubara Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP) Arte/UOL

Os lançamentos mais importantes da indústria automotiva foram consagrados no Prêmio UOL Carros 2023. A sétima edição de uma das premiações mais tradicionais do país aconteceu em cerimônia realizada na última quarta-feira (13), em São Paulo (SP).

Os vencedores foram eleitos por um júri formado por jornalistas e influenciadores digitais especializados no setor automotivo, que apontou os modelos que mais se destacaram em 14 categorias.

A BYD foi a grande vencedora desta edição com quatro troféus - incluindo as categorias mais importantes da premiação. A Ford aparece em seguida com três vitórias, comprovando a eficácia de sua nova estratégia comercial com foco em picapes e SUVs.

O evento ainda premiou a Kia como 'Melhor Pós-Venda', categoria definida por voto popular em enquete na página de UOL Carros.

Compacto

Fazia tempo que o Peugeot 208 merecia um motor à altura de suas virtudes. É por isso que o aguardado motor 1.0 turbo rendeu ao hatch o troféu da categoria "Compacto" no Prêmio UOL Carros.

Dono de um projeto bastante moderno, o compacto já era elogiado pelo design sedutor e a generosa lista de equipamentos de série em todas as versões. Desde a criação da Stellantis, em 2021, o 208 teve um reposicionamento nos preços e ganhou o bem-vindo motor 1.0 Firefly de origem Fiat, além da versão Style - que, como o nome sugere, aposta no estilo esportivo como diferencial.

A estratégia fez o 208 levar a vitória com bastante folga em um ano sem grandes novidades na categoria. O campeão superou o Volkswagen Polo, que teve uma atualização visual e ganhou uma versão de entrada chamada Track, além dos "companheiros" de Stellantis Citroën C3 e Fiat Argo.

Arte/UOL Arte/UOL

Compacto Elétrico

Nenhuma categoria do Prêmio UOL Carros teve tantos representantes chineses como a de "Compacto Elétrico". Nada menos do que três dos quatro concorrentes são provenientes do país asiático, que se consolidou como potência em eletrificação.

A vitória ficou com o BYD Dolphin, que provocou uma verdadeira revolução em seu segmento. Com uma estratégia agressiva de preço na casa de R$ 150 mil, o compacto fez as concorrentes se mexerem.

JAC, Renault e Caoa Chery se viram obrigadas a reajustar os valores de seus produtos.

Arte/UOL Arte/UOL

Sedã

O segmento esvaziado não tira os méritos da vitória do Nissan Sentra. Muito pelo contrário: a nova geração do modelo representa uma evolução impressionante frente a seu antecessor.

Além do design mais atraente, o Sentra vem com generoso espaço interno e um bom pacote de itens de segurança. Para terminar, o motor 2.0 recebeu várias melhorias e, mesmo sem turbocompressor, consegue ser bastante econômico.

Com tudo isso, o Sentra deixou para trás o vice-campeão Honda Civic e o líder da categoria Toyota Corolla. Único representante dos sedãs compactos no páreo, o novo Volkswagen Virtus ficou na quarta posição.

Arte/UOL Arte/UOL

Sedã elétrico

Até poucos anos atrás seria difícil imaginar um carro chinês rivalizando com modelos das marcas de luxo alemãs. Só que a realidade do mercado brasileiro mudou: a BYD encarou Audi, BMW e Mercedes-Benz em pé de igualdade na categoria "Sedã Elétrico". E superou todas elas.

Méritos para o Seal, que oferece uma excelente relação custo/benefício. Afinal, não existe sedã elétrico com incríveis 530 cv e mais de 60 kgfm à venda por menos de R$ 300 mil.

Foi assim que o modelo da BYD conquistou o primeiro lugar com 170 pontos. Mesmo assim, a vantagem para o vice-líder BMW i4 foi de apenas 16 pontos.

Arte/UOL Arte/UOL

SUV compacto

Mesmo em um ano com poucas novidades, o Hyundai Creta conseguiu se manter em evidência. Pode botar na conta da estreia de versões especiais como a N-Line Night Edition, que aposta em um estilo mais esportivo.

Essas novidades renderam ao modelo o troféu na categoria "SUV Compacto". Para levá-lo para casa, o Creta superou o Kia Niro, o primeiro carro híbrido lançado pela empresa sul-coreana no Brasil.

Deixou para trás também o Chevrolet Tracker, que, assim como o Creta, trouxe novas versões em 2023. E ficou à frente do Caoa Chery Tiggo 5X, cuja maior novidade neste ano foi a estreia de uma nova versão de entrada chamada Sport.

Arte/UOL Arte/UOL

SUV médio

A "invasão chinesa" chegou a um dos segmentos mais importantes do mercado brasileiro. Nada menos do que três modelos fabricados na China disputaram o troféu da categoria "SUV Médio" com o Honda ZR-V.

Quem levou a melhor foi o GWM Haval H6. O SUV comercializado com motorizações híbrida e híbrida plug-in fez sucesso rapidamente a ponto de chegar à liderança de vendas entre os carros híbridos, desbancando o Toyota Corolla Cross. O êxito também se repetiu no Prêmio UOL Carros, no qual o modelo conquistou o troféu com 189 pontos.

O H6 desbancou o conterrâneo BYD Song Plus, que teve um placar total de 131 pontos, e o Ford Territory, que é fabricado em solo chinês mesmo sem ser comercializado por uma marca local. O último lugar ficou com o ZR-V, que, apesar de trazer a força da marca Honda, acumulou apenas 60 pontos.

Arte/UOL Arte/UOL

SUV premium

A categoria "SUV premium" foi a responsável pela disputa mais apertada da edição 2023 do Prêmio UOL Carros. Apenas um ponto separou o vencedor do segundo colocado na escolha dos jurados desta edição.

Melhor para o BMW X1, que levou o troféu com 160 pontos - contra 159 pontos do Porsche Cayenne. A nova geração do X1 trouxe um nível de sofisticação e tecnologia até então impensáveis para o segmento de SUVs premium de entrada, aproximando o modelo de seus "primos" mais luxuosos.

O Cayenne também buscou inspiração nos "andares de cima" da linha Porsche. Diversos elementos internos vieram do Taycan, como as três telas na cabine.

Se serve de consolo, o SUV alemão construiu uma sólida vantagem para Land Rover Defender (100 pontos) e Mercedes-AMG G63 (63 pontos).

Arte/UOL Arte/UOL

SUV elétrico

Se o ditado diz que "os últimos serão os primeiros", a Ford disfrutou da sabedoria popular na categoria de "SUV elétrico". Lançado em outubro, o Mustang Mach-E levou a melhor com 172 pontos. O modelo, que abre a gama de carros elétricos da marca norte-americana no Brasil, é trazido para cá apenas na versão GT Performance, que entrega 487 cv.

O "SUV do Mustang" superou o Volvo EX30, que promete ser uma das sensações de 2024. A nova opção de entrada da empresa sueca tem tudo para se tornar um grande sucesso. O carro está em fase de pré-venda a partir de R$ 219.900 - valor compatível ao de versões intermediárias dos SUVs médios mais populares do país.

O modernoso Renault Megane E-Tech foi o terceiro colocado com 114 pontos e o BMW iX1 ficou na quarta colocação com 87 pontos.

Arte/UOL Arte/UOL

Picape compacta

A Ram foi responsável por um dos lançamentos mais importantes do ano. A Rampage inseriu a montadora em um segmento onde até então não atuava e vem atraindo novos clientes para a marca. Esse êxito também se repetiu na premiação com o primeiro lugar.

Com 194 pontos conquistados, a Rampage superou a Fiat Strada, cuja maior novidade em 2023 foi a introdução do motor 1.0 turbo T200 nas versões mais completas. Essa novidade foi suficiente para garantir o segundo lugar apenas um ponto à frente da Ford Maverick, que ganhou o reforço de uma versão híbrida com foco na economia de combustível.

Em comum, as três picapes abriram enorme vantagem para a Volkswagen Saveiro, que teve uma discreta reestilização no design.

Arte/UOL Arte/UOL

Picape média

A nova geração da Ranger conseguiu a maior pontuação individual em uma categoria da premiação. Foram 242 pontos conquistados, e motivos para tamanha superioridade não faltam. Dona de um projeto bastante moderno, a picape da Ford entrega tecnologia, refinamento e boa dirigibilidade.

Líder da categoria, a Toyota Hilux até teve novidades interessantes neste ano. Uma delas foi a renovada versão esportiva GR-S, que ganhou melhorias na suspensão. Só que isso não foi suficiente para ameaçar o título da Ranger, e o modelo da Toyota marcou 103 pontos.

Ambas deixaram para trás duas picapes que já acumulam bons anos de estrada: a Mitsubishi L200 Savana foi a terceira colocada com 92 pontos, enquanto a Chevrolet S10 fechou a votação com 63 pontos.

Arte/UOL Arte/UOL

Picape grande

As picapes grandes voltaram com tudo no Brasil. Neste ano, o segmento ressuscitado pela Ram ganhou os reforços de Chevrolet e Ford. Foi justamente uma dessas marcas que levou a melhor .

Campeã de vendas do segmento nos Estados Unidos, a F-150 marcou 187 pontos e conquistou o primeiro lugar. Curiosamente, uma situação inusitada aconteceu na segunda colocação: Chevrolet Silverado e Ram 1500 empataram com os mesmos 131 pontos.

Enquanto a primeira retornou ao Brasil em uma geração completamente renovada, a segunda ganhou a luxuosa versão Limited, que é a picape mais cara à venda no país. Por fim, a Ram 3500 ficou na quarta posição com 51 pontos.

Arte/UOL Arte/UOL

Esportivo

Fãs de esportivos não tiveram motivos para reclamar em 2023. Houve novidades em várias categorias, e prova disso é a variedade dos concorrentes nesta categoria da premiação.

No fim das contas, porém, o troféu ficou com uma das grandes referências em esportividade. A Porsche levou a melhor com o 911 GT3 RS, atualmente o que há de mais próximo de um carro de corrida homologado para as ruas - ao menos até a chegada do novo 911 GT2 RS. Além das várias peças feitas em fibra de carbono, o esportivo tem várias tecnologias pensadas para performance.

Só que a vitória da Porsche não foi tão fácil assim: a vantagem para o segundo colocado foi de apenas 10 pontos. A culpa é do Honda Civic Type R, o lendário esportivo japonês que estreou no mercado brasileiro em 2023. Badalado em todas as partes do mundo, o modelo empolga qualquer um com uma combinação saborosa de dirigibilidade irrepreensível, motor turbo e câmbio manual.

A mesma receita foi seguida pelo arquirrival Toyota GR Corolla. O hatch tem carroceria alargada e motor 1.5 turbo, mas será um privilégio para poucos: o primeiro lote teve 99 unidades e todas foram comercializadas em pouco tempo. A quarta posição ficou com o Aston Martin DBX707, nada menos do que um dos SUVs mais potentes do planeta.

Arte/UOL Arte/UOL

Destaque do ano

O Dolphin não foi apenas mais um lançamento entre vários realizados neste ano. O hatch causou uma revolução entre os carros elétricos de entrada no mercado brasileiro, forçando várias montadoras a reduzirem os preços de seus modelos. Tudo para não perder vendas para o novato da BYD. Mas esse não foi a única razão para elevá-lo aos holofotes: o modelo tem uma generosa lista de equipamentos, amplo espaço interno e uma boa autonomia.

Outro chinês ficou na segunda posição: o GWM Haval H6 despertou a atenção de quem procura um carro híbrido. Bonito, bem acabado e bem equipado, o SUV se consolidou como uma das opções mais interessantes da categoria.

A Ram Rampage conquistou o terceiro lugar. Único modelo nacional entre os finalistas, o carro foi um dos lançamentos mais importantes de 2023 e alavancou os resultados da ascendente Ram no Brasil. Além disso, a picape trouxe uma leva de novos clientes para a marca.

A pontuação da Rampage, aliás, foi exatamente o dobro do placar do Volvo EX30, que já está em fase de pré-venda no Brasil. O SUV, porém, será lançado oficialmente apenas em 2024, quando promete causar problemas para os SUVs médios.

Arte/UOL Arte/UOL

Montadora do ano

Não há como negar que a BYD foi uma das sensações deste ano. Após um início cauteloso, a marca chinesa pisou no acelerador. Ampliou sua rede de concessionárias, lançou vários modelos e anunciou a produção de automóveis de passeio no Brasil a partir de 2024. Diante de tudo isso, fica difícil não pensar em outro nome para a "Montadora do ano" de 2023.

Pouco atrás ficou a compatriota GWM. Assim como a BYD, a empresa iniciou suas atividades neste ano com a marca Haval. As boas vendas da linha H6 aceleraram o planejamento da montadora, que já lançou a marca Ora antes de começar a produção nacional em Iracemápolis (SP), algo que deve acontecer no ano que vem.

A Fiat ficou na terceira colocação. A principal marca do grupo Stellantis fechou mais um ano na liderança de vendas, graças aos bons resultados da Strada (nada menos do que o carro mais vendido do país) e de sua gama de modelos de entrada, que inclui Mobi, Argo e Cronos.

Por fim, a Ford aparece na quarta posição. Destaque para o ousado plano que realizou 10 lançamentos no Brasil, com modelos como a nova Ranger, F-150, novo Territory e Mustang Mach-E.

Arte/UOL Arte/UOL

Pós-venda

Os leitores do UOL Carros escolheram mais uma vez qual foi a marca com o melhor serviço de pós-venda aos clientes no último ano.

A Kia Motors foi a marca escolhida pelo público, em eleição realizada na página do UOL Carros entre outubro e dezembro de 2023.

Peugeot e Caoa Chery, respectivamente em segundo e terceiro lugares, foram outras marcas bem avaliadas pelos leitores.

Topo