Prêmio UOL Carros: confira os indicados na categoria 'Montadora do Ano'

O ano de 2023 foi marcado por vários lançamentos importantes. Em meio a tantas novidades, as marcas chinesas se destacaram ao oferecer preço competitivo e conteúdo generoso. Só que agora elas prometem dificultar (e muito) a vida dos rivais com produtos de qualidade superior ao padrão de carro chinês que estávamos acostumados a ver.

Além de duas marcas asiáticas, outras duas fabricantes de tradição estão na lista dos indicados ao Prêmio UOL Carros 2023 na categoria "Montadora do Ano".

BYD

Seal tem potência de superesportivo por menos de R$ 300 mil
Seal tem potência de superesportivo por menos de R$ 300 mil Imagem: Foto: BYD | Divulgação

Até então pouco conhecida da maioria do público, a BYD chegou com tudo no Brasil. Lançou vários produtos competitivos, como o Dolphin, hatch com uma generosa lista de equipamentos e desempenho elogiável a um preço equivalente aos carros elétricos de entrada. A gama ainda tem outros modelos como os elétricos Yuan Plus e Seal e o híbrido plug-in Song Plus.

Mas não é apenas pelos lançamentos que a marca chinesa merece destaque. A empresa anunciou a produção de veículos híbridos e elétricos na Bahia, onde adquiriu do governo local a antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA).

Fiat

Motor 1.0 turbo é uma das novidades da Strada 2024
Motor 1.0 turbo é uma das novidades da Strada 2024 Imagem: Fiat Strada 2024 Ultra (Foto: Divulgação/Stellantis)

Embora não tenha tido lançamentos importantes em 2023, a Fiat se manteve sob os holofotes neste ano com algumas estreias interessantes. Destaque para a linha 2024 da Strada, que ganhou a esperada motorização 1.0 turbo e uma atualização no design.

Além das mudanças na picape, que se manteve na liderança da categoria e fechou mais um ano como o carro mais vendido do Brasil, a fabricante lançou o Fastback Abarth, versão esportiva do SUV cupê com mudanças na dirigibilidade e visual.

Continua após a publicidade

Ford

Ford teve lançamentos em vários segmentos em 2024
Ford teve lançamentos em vários segmentos em 2024 Imagem: Divulgação

Dois anos após anunciar o fim da produção de carros no Brasil, a Ford segue reestruturando suas operações. A ampliação de sua gama de produtos é peça fundamental nesse processo.

Apenas neste ano, a marca lançou Maverick Hybrid, F-150, três variações da Transit (incluindo uma versão elétrica), nova Ranger, novo Territory e o Mustang Mach-E. Por fim, a Ford também apresentou a Ranger Raptor, que será lançada em 2024.

GWM

Haval H6 disputa a liderança de vendas dos carros híbridos
Haval H6 disputa a liderança de vendas dos carros híbridos Imagem: GWM Haval H6 PHEV (Foto: Divulgação/GWM)
Continua após a publicidade

Assim como a BYD, a GWM iniciou suas atividades com uma estratégia bastante agressiva no Brasil. A Haval foi a marca escolhida para começar as operações comerciais por aqui com os modelos H6 GT e H6 Premium. Não demorou muito para a GWM disputar a liderança de vendas entre os carros híbridos, que até então estava nas mãos da Toyota.

Poucos meses depois foi a vez da Ora estrear no país com o 03 GT. E vem mais por aí: a GWM já confirmou que as marcas Poer e Tank serão comercializadas no Brasil.

Deixe seu comentário

Só para assinantes