Prêmio UOL Carros: veja os indicados na categoria 'Picape Compacta'

As picapes se tornaram as grandes apostas das montadoras em 2023 e o segmento parece ter tomado o lugar dos SUVs na indústria automotiva nacional. Esse fenômeno só reforça a importância da categoria "Picape Compacta" no Prêmio UOL Carros - evento que prestigia os destaques da indústria automotiva no ano e que terá seus vencedores revelados em 13 de dezembro.

Entre os postulantes ao troféu deste ano, estão as duas picapes leves mais vendidas do Brasil e duas representantes do emergente segmento de picapes de porte intermediário. Confira os indicados:

Fiat Strada

Strada ganhou novo motor turbinado e mudanças no design
Strada ganhou novo motor turbinado e mudanças no design Imagem: Divulgação

O que tem de melhor? É o carro mais vendido do Brasil e líder do segmento há mais de duas décadas.

Por que merece ser indicado? Ganhou uma nova motorização turbo em 2023.

A Strada é um sucesso absoluto. Além de ser líder do segmento de picapes leves desde 2001, ela foi o carro mais vendido do Brasil em 2022 - e caminha para mais um ano no topo da lista de emplacamentos.

Esse êxito se manteve na segunda geração, que foi lançada comercialmente em 2020. Neste ano, a Strada trouxe boas novidades. A principal é a oferta da motorização 1.0 turbo da linha T200, que entrega 130 cv e 20,4 kgfm.

Ford Maverick

Nova versão híbrida foi a novidade da Maverick
Nova versão híbrida foi a novidade da Maverick Imagem: Marcos Camargo/UOL
Continua após a publicidade

O que tem de melhor? Dimensões menos exageradas fazem a Maverick ser boa de dirigir na cidade.

Por que merece ser indicado? Ganhou uma versão híbrida neste ano.

A Maverick foi concebida para quem gosta de picapes, mas não precisa (ou não quer) de um veículo tão grande assim. Com dimensões próximas às de um SUV médio/grande, o modelo se comporta com mais desenvoltura no trânsito.

Neste ano, a picape ganhou uma configuração híbrida. A picape combina o motor 2.5 de ciclo Atkinson movido a gasolina, que entrega 164 cv, com um motor elétrico de 128 cv. A potência combinada é de 194 cv, enquanto o torque combinado é de 21,4 kgfm.

Ram Rampage

Rampage trouxe novos clientes para a Ram
Rampage trouxe novos clientes para a Ram Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

O que tem de melhor? É um projeto que reúne as qualidades da Ram em uma faixa de preço mais acessível.

Por que merece ser indicado? Representa a entrada da Ram em um segmento até então inexplorado.

A Rampage foi um dos grandes lançamentos de 2023. O projeto nasceu com o objetivo de trazer as principais características das picapes grandes da Ram em uma faixa de preço um pouco mais acessível.

Além disso, o modelo representa a entrada da marca norte-americana em um segmento no qual ela ainda não competia. Ao ingressar na briga das picapes de porte intermediário (onde já figuram Fiat Toro e Renault Oroch), a Rampage busca clientes que até então não pensavam em ter (ou não podiam comprar) uma picape da Ram.

Volkswagen Saveiro

Saveiro passou por leve atualização no design
Saveiro passou por leve atualização no design Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

O que tem de melhor? Tem uma boa procura no mercado de seminovos.

Por que merece ser indicado? Passou por uma leve reestilização neste ano.

Apesar de já estar bastante defasada, a Volkswagen Saveiro ainda tem um espaço cativo no mercado de seminovos. Motivos para isso não faltam, uma vez que a picape tem procura bem alta no mercado de seminovos.

Em 2023, a picape da VW teve uma discreta reestilização no visual. Apesar disso, nada mudou na motorização 1.6 aspirada.

Prêmio UOL Carros 2023

Neste ano o UOL Carros premiará os melhores do ano em 15 categorias. Um júri técnico composto por relevantes jornalistas do setor automotivo decidirá, entre quatro finalistas, os vencedores através de critérios como design, custo-benefício, tecnologia, conectividade, desempenho e consumo.

Continua após a publicidade

As 14 categorias definidas pelo júri técnico são: "Compacto", "Compacto elétrico", "Sedã", "Sedã elétrico", "SUV compacto", "SUV médio", "SUV premium", "SUV elétrico", "Picape compacta", "Picape média", "Picape grande", "Esportivo", "Destaque do Ano" e "Montadora do Ano".

Outra categoria confirmada é a de "Pós-venda", em que o vencedor será definido a partir de voto popular na página de UOL Carros.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes