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Novos ônibus em SP: como serão os mais de mil modelos elétricos da cidade

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Do UOL, em São Paulo

16/01/2023 04h00

Desde o dia 17 de novembro de 2022, a SPTrans proibiu que as empresas de transporte que operam na capital de SP adquiram ônibus que não funcionem com energia limpa. Isso as levou a encomendar 1.109 unidades com motor elétrico, que chegarão em lotes ao longo do ano e até 2024.

A iniciativa é do prefeito Ricardo Nunes, que traçou a meta de eletrificar 20% da frota (que totaliza 2.600 ônibus, aproximadamente). E cidades como Curitiba, Niterói (RJ), Recife e Salvador também já iniciaram planos de eletromobilidade, conforme carta divulgada pela ABVE (Associação Brasileira Veículos Elétricos).

Quem é a empresa que está por trás disso

Fabricação do ônibus brasileiro - Divulgação - Divulgação
Fabricação do ônibus brasileiro
Imagem: Divulgação
  • A fabricante que se beneficia da renovação da frota é a chinesa Higer Bus
  • Foi criada em 1998 e tem uma receita anual de US$ 1,5 bilhão
  • Conta com 4.000 funcionários, dos quais mais de 1.100 são profissionais e técnicos
  • Tem capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, dos quais cerca de 30% são exportados para mais de 120 países.
  • Já investiu 10 milhões de dólares (cerca de R$ 50 milhões) em um veículo especialmente para o Brasil.
  • Além disso, vai investir US$ 50 milhões (aproximadamente R$ 260 milhões) em uma fábrica de ônibus elétricos na região de Pecém, em Fortaleza (CE).
  • Para a empresa, o estado é um dos maiores polos de produção de tecnologias a hidrogênio, que também serão usadas em caminhões brasileiros, futuramente.

Identificamos o Brasil e a América do Sul como os maiores mercados no segmento de ônibus urbanos. Em seu plano de expansão, a Higer viu a oportunidade de entrar nesse negócio, principalmente com o projeto de eletrificação dos ônibus de São Paulo" Marcelo Barella, diretor geral da Higer Bus para América do Sul

Como são os ônibus

Interior dos ônibus elétricos - Divulgação - Divulgação
Interior dos ônibus elétricos
Imagem: Divulgação
  • Têm 12,2 metros de comprimento, 13,8 toneladas e capacidade para até 70 passageiros
  • São equipados com piso baixo, suspensão a ar, ar-condicionado, carregadores USB para os passageiros e possibilidade de conexão à internet por meio de wi-fi para até 100 passageiros
  • Autonomia chega a 270 km e tempo de recarga é de 3 horas
  • Motorista conta com sete câmeras de monitoramento interno e externo, além de espelhos digitais GPS e telemetria online para o operador.

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