Topo

Por que vendas do Renegade despencaram e Tracker assumiu liderança dos SUVs

Divulgação
Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/01/2023 04h00

Dados consolidados das vendas de veículos no Brasil em 2022 mostram mudança no panorama de SUVs mais comercializados no país. Líder no ano anterior, o Jeep Renegade teve forte queda no volume de emplacamentos, enquanto o Chevrolet Tracker disparou para assumir o topo do ranking.

Segundo a consultoria Jato Brasil, o Renegade caiu para a quinta posição da respectiva categoria em 2022, com 51.318 unidades comercializadas - redução de 30,6% na comparação com o ano anterior.

Ao mesmo tempo, o Chevrolet Tracker literalmente trocou de lugar com o Renegade: com 70.672 exemplares emplacados, o utilitário esportivo da General Motors teve alta de 39% nas vendas em 2022 e assumiu a liderança dos SUVs - em 2021, ficou em quinto lugar.

Por que vendas do Renegade caíram tanto?

Segundo especialistas consultados por UOL Carros, a elevada redução nos emplacamentos do Jeep Renegade está diretamente relacionada com um reposicionamento do SUV compacto no mercado - que resultou no aumento do respectivo preço médio.

A Stellantis deixou de priorizar o Renegade em relação a volume de vendas para fortalecer Peugeot e Citroën no Brasil. O reposicionamento do Jeep beneficiou para aumentar os emplacamentos de Citroën C4 Cactus e Peugeot 2008" Flavio Padovan, sócio da MRD Consulting e ex-executivo de montadoras como Ford, Volkswagen e Jaguar Land Rover

  • Jeep deixou de concorrer com os SUVs mais baratos do mercado
  • Renegade perdeu versão "básica" Standard e agora gama começa na mais equipada Sport
  • Utilitários esportivos compactos de Peugeot e Citroën se tornaram as opções de entrada da Stellantis na categoria

Devido aos limites de emissões mais rígidos que passaram a valer no Brasil no início de 2022, quando a passou a vigorar a nova fase do Proconve [Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos], a Jeep trocou no Renegade o antigo motor 1.8 aspirado pelo novo 1.3 turbo flex, bem mais eficiente e caro para ser produzido". Cassio Pagliarini, sócio da consultoria Bright Consulting com passagem por marcas como Ford e Hyundai

De fato, todas as versões do Renegade, inclusive as equipadas com tração 4x4, passaram a ser oferecidas em fevereiro passado exclusivamente com o propulsor 1.3 T270 de 185 cv e 27,5 kgfm - gerenciado pelo câmbio automático de seis marchas.

Por que vendas do Tracker cresceram tanto?

"A atual geração do Chevrolet Tracker chegou oferecendo bom conteúdo tecnológico, bom espaço interno e até design atraente. Também fez muita diferença o tamanho da rede de concessionárias da GM, superior a 500, contra cerca de 200 da Jeep", destaca Padovan.

Pagliarini acrescenta que o Tracker atual foi concebido com motores 1.0 e 1.2 turbo flex praticamente já adequados às novas exigências relacionadas a emissões de poluentes e consumo de combustível.

"A substituição do motor do Renegade trouxe custo adicional para a Jeep, enquanto o Tracker não precisou passar por essa mudança".

Cassio Pagliarini também afirma que a General Motors foi muito mais agressiva do que a concorrência ao oferecer promoções do Tracker com descontos e condições facilitadas de pagamento.

"A GM tratou de recuperar em termos de participação de mercado e lucratividade com o Tracker, após ficar mais de cinco meses sem fabricar veículos em 2021 devido à falta de semicondutores. Claramente, a empresa buscou a liderança do segmento de SUVs compactos e o Tracker foi estratégico para essa retomada".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.