Jorge Moraes

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Salão de Pequim: direto da China, veja novidades e carros que vêm ao Brasil

Impulsionado pelo boom dos carros híbridos e elétricos hoje lá produzidos, a China hoje é o maior mercado automotivo do mundo, com mais de 30 milhões de veículos produzidos em 2023.

Para se ter uma ideia, no Brasil a produção foi de 2,35 milhões de automóveis, comerciais leves e pesados no mesmo período - ou seja, no ano passado o gigante asiático fabricou quase 13 vezes a quantidade de veículos fabricada aqui.

Os carros chineses estão como nunca em evidência em nosso país, com uma enxurrada de novas marcas desembarcando aqui, inclusive com produção nacional. E o Salão de Pequim é uma vitrine das novidades que vêm aí.

Esta coluna conta a seguir, direto da edição de 2024 do evento, os destaques que conferimos pessoalmente nos estantes do salão chinês. Confira.

JAC T9 Hunter

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Imagem: Divulgação

A picape está disponível no mercado chinês desde 2020 e passou agora por uma reformulação.

O veículo tem 5,62 metros de comprimento (um pouco mais que a BYD Shark, que será lançada em breve). A bateria da picape tem 88 kWh e o alcance gira na casa dos 500 km, no ciclo chinês.

Segundo informações da mídia especializada local, acredita-se que a JAC também esteja trabalhando em uma versão PHEV daT9, com lançamento previsto para 2025.

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Sérgio Habib, presidente da filial brasileira da JAC, esteve no estande e confirmou para nosso mercado as versões diesel e elétrica da picape, assim como o e-JS3, compacto que vai concorrer com BYD Dolphin e GWM Ora.

Volvo EX90

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Imagem: Divulgação

O SUV elétrico de sete lugares chega no Brasil ainda neste ano e terá pela frente o BYD Tan como concorrente.

A bateria tem 111 kWh de capacidade e gera 517 cv de potência e 92,9 kgfm de torque. A autonomia é de até 600 quilômetros, considerando o ciclo europeu. Em recarga rápida, ele consegue ir de 10% a 80% em apenas 30 minutos.

Kia EV5

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Imagem: Divulgação
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O design do carro é bem semelhante ao Kia EV9.

Nas dimensões, ele tem 4,61 metros de comprimento, 1,87 metro de lagura e 1,71 metro de altura. O entre-eixos é de 2,75 metros. As medidas são próximas a de um Toyota RAV4.

O porta-malas do EV5 tem 513 l de capacidade. Na suspensão dianteira o conjunto é McPherson e no eixo traseiro é Multilink.

Na questão do desempenho, o Kia EV5 tem 217 cv de potência e 31 kgfm de toque e tração 4x2 FWD. Porém, há uma configuração mais forte, com 312 cv e 48 kgfm de torque. Neste, a tração é 4x4 AWD.

Jaecoo J7 e J8 PHEV

Jaecoo J7 PHEV
Jaecoo J7 PHEV Imagem: Divulgação
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A Jaecoo inicia suas atividades no Brasil este ano e, no Salão de Pequim, dois carros da marca merecem destaque.

A potência da dupla vem de um sistema híbrido plug-in que consiste em motor 1.6 turbo e dois motores elétricos.

O propulsor a combustão tem força máxima de 194 cv e torque de 29,5 kgfm. São necessários oito segundos para acelerar de zero a 100 km/h.

A sua autonomia combinada gira na casa dos 1.200 km, enquanto a sua autonomia puramente elétrica é de aproximadamente 100 km.

O J7 e J8 farão a estreia da marca no Brasil com esse trem de força híbrido. De início, os SUVs chegarão ao nosso país importados, mas existe a expectativa de produção local.

Mini Aceman

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Imagem: Divulgação
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O desenho do Mini Aceman combina as características do hatchback Cooper com detalhes do SUV Countryman.

O modelo está disponível exclusivamente com energia elétrica, produzindo 184 cv ou 218 cv, com baterias de 40,7 kWh ou 54,2 kWh, respectivamente.

O interior é muito semelhante ao do Cooper, com uma tela sensível ao toque OLED circular de 9,44 polegadas no centro do painel reunindo as funções de cluster e central multimídia

O Aceman estará à venda nos mercados da Europa, China e Reino Unido, mas a Mini ainda não o anunciou se também virá para o Brasil e outros países da América do Sul.

Audi Q6L e-tron

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Imagem: Divulgação
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A Audi apresentou a versão mais longa do Audi Q6 no Salão de Pequim.

O resultado não é apenas mais espaço para as pernas, mas também uma bateria maior, com cerca de 700 quilômetros de alcance - considerando o ciclo chinês.

São 7 kWh extraa de capacidade, totalizando 107 kWh. A potência na versão de tração traseira é de 347 cv, enquanto na tração integral são 469 cv.

Xiaomi SU7

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Imagem: Divulgação

O esportivo tem 700 quilômetros de alcance com as baterias completas.

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Segundo o CEO da Xiaomi, Lei Ju, o SU7 superou o Tesla Model 3 em 90% dos testes de benchmark.

O carro tem três versões: a básica é chamada de Standard RWD e tem 295 cv de potência e autonomia de 700 km.

O SU7 Pro é a versão intermediária e tem o mesmo motor, com bateria maior e autonomia para 830 km - custa US$ 34 mil (cerca de R$ 170 mil na conversão direta).

Nas dimensões, o SU7 tem 4,99 metros de comprimento, 1,96 metro de largura, 1,45 metro de altura e entre-eixos de três metros.

Honda e:ns2

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Imagem: Divulgação
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O novo e:NS2 estará à venda pela Dongfeng Honda Automobile (Dongfeng Honda), joint venture de produção e vendas de automóveis da Honda na China, em junho de 2024.

Já o modelo e:np2 tem autonomia de 545 km, com base no ciclo CLTC (chinês).

A Honda planeja introduzir um total de dez veículos elétricos da marca na China até 2027, esforçando-se para que os estes representem 100% das suas vendas de automóveis no país asiático até 2035.

Lamborghini Urus SE

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Imagem: Divulgação

Urus SE é o próximo passo na jornada da Automobili Lamborghini em direção à hibridização completa.

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Trata-se da primeira versão PHEV do luxuoso SUV. O trem de força térmico e elétrico rende potência de 800 cv e contribui para uma impressionante redução de emissões de 80%.

O design do Urus SE apresenta proporções ainda mais esportivas em comparação com os seus antecessores.

As linhas atualizadas otimizam a eficiência aerodinâmica do "super SUV".

Chery iCar 03T

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Imagem: Divulgação

O iCar 03T é mais robusto que do o iCar vendido no Brasil pela Caoa Chery e traz suspensão elevada em 15 mm.

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As versões com motor único rendem 183 cv de potência no eixo traseiro, com torque máximo de 22,4 kgfm.

As especificações da bateria não foram anunciadas, mas a Chery afirma que o carro tem autonomia de mais de 500 km. O tempo de aceleração de zero a 100 km/h é de 6,5 segundos.

Tank T400 e T700

GWM Tank T400
GWM Tank T400 Imagem: Jorge Moraes/UOL

São atrações da mostra chinesa e lideram o fluxo de visitas no estande da GWM.

O T400 será importado primeiro ao Brasil, seguido do 300.

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O modelo maior e mais refinado, o 700, de 5,11 metros será o próximo da fila, em 2025.

O conjunto de propulsores é composto por um elétrico mais um motor 3.0 V6 biturbo de 360 cv e 50,1 kgfm de torque, que trabalha com uma transmissão automática de nove velocidades.

Juntos, os motores elétrico e a combustão rendem 524 cv e 84 kgfm.

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