Botão 'secreto' poupa combustível, mas uso deve ser por tempo limitado

Existe um botão que todo carro equipado com ar-condicionado tem e muita gente ignora ou não sabe usar.

Essa função "secreta", capaz de reduzir o consumo de combustível, viralizou há alguns meses, com mais de 500 mil curtidas no perfil megansbubble do TikTok.

A postagem explica justamente para que serve e como operar o botão poupador de dinheiro, que ativa a recirculação de ar no interior do veículo. Apesar de trazer vantagens, ele deve ser utilizado com moderação por trazer riscos à saúde e à segurança - segundo as próprias montadoras.

"Aposto que você não sabia para que serve esse botão do carro", diz a tiktoker norte-americana Megan.

A julgar pelos milhares de comentários com dúvidas de internautas na respectiva publicação, a influenciadora está certa. Nós, do UOL Carros, aproveitamos a deixa para esmiuçar o assunto com o auxílio de um especialista.

De acordo com Renato Romio, chefe da Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia, o botão de recirculação bloqueia a entrada de ar externo no interior da cabine, desde que os vidros estejam fechados, e faz com que o sistema de climatização resfrie o ar que já está dentro do veículo.

Viu o botão com seta estilizada no lado direito? Ele ativa a recirculação do ar, inclusive no modo de ventilação
Viu o botão com seta estilizada no lado direito? Ele ativa a recirculação do ar, inclusive no modo de ventilação Imagem: Divulgação

O equipamento pega o ar já resfriado e o refrigera mais um pouco, de forma sucessiva, até atingir a temperatura desejada. Assim, o habitáculo gela mais rapidamente e o compressor trabalha menos, poupando combustível" Renato Romio, chefe da Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia

Romio explica que o compressor, responsável por "empurrar" o gás refrigerante para o interior de um radiador onde o ar é gelado, eleva o consumo por ser acionado pelo motor a combustão. Portanto, quanto menos o compressor trabalhar, mais o seu bolso vai agradecer. De acordo com estudos, o ar-condicionado pode aumentar em até 10% o gasto de combustível.

Continua após a publicidade

Também vale destacar que a recirculação é uma aliada para prevenir o ingresso de ar poluído ou maus odores no interior do carro.

Quando a recirculação traz riscos

Modo de recirculação não é recomendado em dias mais frios por causar embaçamento dos vidros
Modo de recirculação não é recomendado em dias mais frios por causar embaçamento dos vidros Imagem: Shutterstock

Quando a temperatura ambiente é menor do que a interna, os vidros podem ficar embaçados.

Isso acontece devido à condensação do ar quente gerado pela respiração dos ocupantes.

Continua após a publicidade

O problema prejudica bastante a visibilidade e traz risco de acidentes.

A recomendação das fabricantes de veículos é não acionar a recirculação para permitir o ingresso do ar externo.

Hoje em dia, muitos carros, inclusive, desligam automaticamente a função ou impedem sua ativação quando ligamos o ar-condicionado no modo de desembaçamento.

O Volkswagen Taos, por exemplo, tem um sensor que detecta quando os vidros estão prestes ficarem embaçados e desativa a recirculação nesse caso.

O manual do SUV também alerta para o risco do uso prolongado da recirculação, que torna o ar da cabine "viciado" por conta da queda no nível de oxigênio, em decorrência da respiração dos ocupantes.

"O ar viciado pode ocasionar cansaço rápido e falta de concentração do condutor, o que pode causar colisões, acidentes e ferimentos graves. Nunca deixe o modo de recirculação de ar ligado por muito tempo, uma vez que o ar fresco não atinge o interior do veículo. Utilize o modo de recirculação do ar apenas por um curto período e desligue-o quando não for mais necessário", recomenda a VW.

Continua após a publicidade

Alerta semelhante está no manual do proprietário de veículos de outras marcas..

Também existem casos nos quais o bloqueio do ar externo é acionado quando você ativa a função Auto, na qual o ar-condicionado busca atingir a temperatura selecionada o mais rapidamente possível.

"Para melhorar a eficiência de combustível e resfriar o veículo mais depressa com o A/C ligado [na função automática], o sistema ligará automaticamente a recirculação em clima quente. A luz de recirculação de ar não acenderá", destaca o manual do Onix.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes