Topo

Por que Onix não retoma a liderança, assumida pelo quase aposentado Gol

Depois de ter a produção paralisada por falta de componentes, o Onix nunca mais retomou o posto de carro mais vendido do Brasil  - Divulgação
Depois de ter a produção paralisada por falta de componentes, o Onix nunca mais retomou o posto de carro mais vendido do Brasil Imagem: Divulgação

Paula Gama

Colaboração para o UOL

09/09/2022 04h00

Carro mais vendido do Brasil durante seis anos seguidos, entre 2015 e 2020, o Chevrolet Onix até hoje não recuperou o posto perdido no ano passado, quando teve início a crise dos semicondutores - em 2021, o hatch da General Motors ficou quase seis meses sem ser produzido por conta da falta de componentes.

O Onix fechou 2020 com uma grande vantagem nas vendas em relação ao seu principal concorrente: foram 135 mil unidades comercializadas, contra 86 mil do segundo colocado, o Hyundai HB20. Em 2021, ano da falta de peças, o Chevrolet teve "apenas" 73 mil exemplares emplacados, ficando em quarto lugar nas vendas de automóveis. Ao incluir os comerciais leves no ranking, a Fiat Strada assumiu a liderança geral no ano passado e a mantém até hoje

Hoje, a produção do Chevrolet já aumentou consideravelmente, mas seu posto de líder não foi retomado. Em agosto, o carro de passeio mais vendido do Brasil foi o veterano Volkswagen Gol, que deixará de ser fabricado no fim deste ano. Em seguida, vêm HB20 e Onix. No acumulado de 2022, HB20, Gol e Onix são os líderes dentre os automóveis. Mas, afinal, por que o antigo rei não retoma a majestade?

Vendas diretas

O consultor automotivo Cassio Pagliarini, da Bright Consulting, explica que é necessário analisar as vendas mais a fundo para entender o panorama.

Se considerarmos os carros mais comercializados na venda direta - para frotistas, locadoras e PCD -, HB20, Gol e Jeep Compass estão no topo do ranking entre janeiro e agosto deste ano.

Já entre as vendas de varejo, para clientes pessoa física, o Onix aparece em primeiro lugar, seguido por Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross. Vale destacar que a Chevrolet tem 600 concessionárias em todo país, enquanto Hyundai tem 228 e, a Volkswagen, cerca de 540.

"É tudo uma questão de estratégia. O HB20 ocupou facilmente o lugar do Onix quando a Hyundai estava liquidando os estoques da antiga geração. Agora é a vez de a Volks vender para locadoras. Para se manter no topo, é preciso estar continuamente na publicidade, fazendo incentivos de vendas, subsidiando taxas e mirando os frotistas. A Chevrolet ficou cinco meses inativa com esse carro e ainda não voltou ao ritmo de antes", analisa.

E o Gol?

Sobre o Gol ser o veículo mais vendido do mês de agosto, Pagliarini explica que é uma questão de momento.

"No começo de 2022, o Gol chegou a ficar fora do ranking dos mais vendidos por conta de uma paralisação na produção, para atender as novas regras de eficiência energética. Em seguida, ele foi adequado e também passou a ser disponibilizado para venda direta. É um carro que não tem mais demanda para o público geral, mas tem manutenção fácil e valor de revenda. Por isso, com incentivos, hoje é comercializado principalmente para locadoras, o que explica a alta nas vendas", analisa.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.