Renegade e HR-V já lutavam pela ponta quando o Hyundai Creta estreou no Brasil.
O SUV, que havia sido a atração da marca no Salão do Automóvel de 2016, foi apresentado oficialmente em dezembro daquele ano. O carro tinha três versões de acabamento (Attitude, Pulse e Prestige) e duas opções de motorização: 1.6 16V e 2.0 16V, ambas em linha até hoje.
No meio do caminho apenas uma reestilização bastante discreta foi realizada em 2019, trazendo nova grade, para-choque frontal redesenhado e lanternas de LED na versão Prestige. A fabricante também fez alterações na gama de versões e itens de série nestes quase quatro anos.
A segunda geração estreou em agosto de 2021 no mercado brasileiro com o visual polêmico que foi apresentado quase dois anos antes em outros mercados.
A plataforma continua a mesma, mas evoluída ganhou 2 cm extras no comprimento do entre-eixos. O porta-malas perdeu cerca 10 litros e o acabamento melhorou substancialmente em todas as novas versões, Comfort, Limited, Platinum e Ultimate.
As três primeiras com o motor 1.0 turboflex que entrou também no Creta e na última o 2.0, mas com algumas melhorias que aumentaram um pouco a potência e o torque. Do antigo Creta, apenas a versão de entrada continua à venda, Active, com o 1.6 e câmbio automático de seis marchas.