PUBLICIDADE
Topo

Fiat Strada

Preços, versões e tudo o que você precisa saber sobre a picape

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/08/2020 04h00

A Strada é um dos maiores fenômenos da história da indústria automotiva.

Lançada em 1998, a picape derivada do Palio substituiu a Fiorino com méritos. Assumiu a liderança do segmento em 2000 e lá permanece até hoje, praticamente sem ser incomodada pelas rivais.

São vários os motivos que justificam seu sucesso. A vocação para o trabalho pesado conquistou muitos frotistas e donos de pequenas empresas. Além disso, a Fiat trouxe várias inovações que mantiveram a picapinha em evidência mesmo com um projeto nitidamente envelhecido, como as opções de cabine estendida e dupla.

A esperada renovação foi lançada neste ano em três versões de acabamento: Endurance, Freedom e Volcano.

Agora a Strada é oferecida em duas carrocerias: Cabine Plus (que nada mais é do que a cabine simples) e Cabine Dupla, esta última com quatro portas. São duas motorizações: a veterana 1.4 Fire de até 88 cv equipa a versão Endurance, enquanto a moderna 1.3 Firefly de até 109 cv sai de fábrica nas configurações Freedom e Volcano.

A primeira geração da Strada permanece em linha como opção de trabalho na versão Hard Working com cabine simples.

O que mudou na linha 2021?

A linha 2021 da picape trouxe a segunda geração, feita sobre uma plataforma inédita que traz elementos de Mobi e Fiorino. Justamente por isso é que a Fiat não deve realizar grandes mudanças nos próximos anos.

Como UOL Carros avaliou

A esperada renovação da Strada era mais do que necessária e foi bem executada. Bonita e equipada, a picape traz o competente motor 1.3 Firefly nas versões Freedom e Volcano.

Ágil nas retomadas e de funcionamento linear, ele embala a picape sem dificuldades com a caçamba vazia, ainda que possa sentir um pouco de dificuldade para trabalhar com capacidade máxima. Além disso, o conjunto apresenta força mesmo em baixas rotações, característica valorizada em veículos que podem transportar cargas.

O veterano motor 1.4 Fire segue em linha na configuração Endurance. Mesmo cansado, ele ainda dá conta do recado e se mostra competente para um veículo cuja proposta é majoritariamente para o trabalho.

Se a antiga Strada (que permanece em linha na versão Hard Working) resistiu a duas décadas na base de reestilizações, a nova geração traz o que há de mais atual na linha Fiat. É por isso que a picape não esconde a inspiração na "irmã mais velha" Toro, especialmente em detalhes como o desenho das lanternas (praticamente uma versão em escala reduzida) e o estilo marcante das laterais.

A caçamba das versões com Cabine Dupla tem capacidade volumétrica de 844 litros e podem levar até 650 quilos de carga. No caso das configurações com Cabine Simples (ou Cabine Plus, se preferir), os números sobem para 1.354 litros e 720 kg, respectivamente. Nas duas há ganchos para amarração e bom aproveitamento de espaço.

A Strada também serve para pegar no batente, mas também consegue ser um veículo bom para passear - algo que não acontecia na geração anterior. Só evite a picape se você procura um carro econômico.

Dimensões: comprimento, 4,47 m; largura, 1,73 m; altura, 1,60 m; entre-eixos, 2,73 m

Capacidade de carga: 720 kg (cabine simples) / 650 kg (cabine dupla)

Tanque: 55 litros

Versões:

Hard Working 1.4 Cabine Simples

Preço: R$ 61.590

Motor: 1.4, 8V, 4 cilindros, flex

Câmbio: manual de 5 marchas

Potência: 88 cv / 78 cv a 5.750 rpm

Torque: 12,5 kgfm / 12,4 kgfm a 3.500 rpm

Consumo (urb./rod.): 8,3 km/l / 8,8 km/l (etanol) - 11,8 km/l /12,4 km/l (gas.)

Itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, brake light, computador de bordo, coluna de direção com regulagem de altura, conta-giros, ganchos na caçamba para amarração de carga, luz de iluminação da caçamba, porta-escada, preparação para som, protetor de caçamba, rodas de aço de 14 polegadas, tomada 12 volts e vidros verdes.

Endurance 1.4

Preço: R$ 63.590 (Cabine Plus) / R$ 74.990 (Cabine Dupla)

Motor: 1.4, 8V, 4 cilindros, flex

Câmbio: manual de 5 marchas

Potência: 88 cv / 78 cv a 5.750 rpm

Torque: 12,5 kgfm / 12,4 kgfm a 3.500 rpm

Consumo (urb./rod.): 8,3 km/l / 8,8 km/l (etanol) - 11,8 km/l /12,4 km/l (gas.)

Itens de série: controles de estabilidade e de tração com função avançada off-road, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, direção hidráulica, preparação para som, coluna de direção com regulagem de altura, ganchos na caçamba para amarração de carga, luzes de iluminação diurna, computador de bordo, protetor de caçamba, porta-escada, iluminação de caçamba, para-choques sem pintura e rodas de aço de 15 polegadas.

Opcionais:

Pack Worker (R$ 2.500): alarme, vidros elétricos, abertura interna da tampa do tanque de combustível, travas elétricas, banco do motorista com regulagem de altura e fechadura elétrica da caçamba.

Pack Áudio (R$ 1.500): rádio com entrada USB e volante com comandos de som

Pack Multimídia (R$ 3.490): central multimídia UConnect com tela de sete polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem cabos, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, tela de TFT de 3,5 polegadas no painel.

Protetor de cárter: R$ 200

Capota marítima: R$ 800

Calotas Endurance: R$ 150

Freedom 1.3

Preço: R$ 69.490 (Cabine Plus) / R$ 77.990 (Cabine Dupla)

Motor: 1.3, 8V, 4 cilindros, flex

Câmbio: manual de 5 marchas

Potência: 109 cv / 101 cv a 6.250 rpm

Torque: 14,2 kgfm / 13,7 kgfm a 3.500 rpm

Consumo (urb./rod.): 9 km/l / 9,8 km/l (etanol) - 12,8 km/l /14,2 km/l (gas.)

Itens de série: mesmos itens da versão Endurance mais direção elétrica, banco do motorista com regulagem de altura, travas elétricas, vidros elétricos, faróis de neblina, para-choques, maçanetas e espelhos retrovisores na cor da carroceria, rádio com entrada USB, rodas de liga leve de 15 polegadas, alça de segurança para o passageiro, tela de TFT de 3,5 polegadas para o computador de bordo e sensor de pressão dos pneus.

Opcionais:

Pack Tech (R$ 2.990): central multimídia UConnect com tela de sete polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem cabos, tweeters, entrada USB, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros e comandos de som no volante.

Protetor de cárter: R$ 200

Volcano 1.3

Preço: R$ 79.990 (Cabine Dupla)

Motor: 1.3, 8V, 4 cilindros, flex

Câmbio: manual de 5 marchas

Potência: 109 cv / 101 cv a 6.250 rpm

Torque: 14,2 kgfm / 13,7 kgfm a 3.500 rpm

Consumo (urb./rod.): 9 km/l / 9,8 km/l (etanol) - 12,8 km/l /14,2 km/l (gas.)

Itens de série: mesmos itens da versão Freedom mais faróis de LED, bancos com revestimento em couro e tecido, vidros elétricos traseiros, central multimídia UConnect com tela de 7 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem cabos, duas entradas USB, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, volante revestido em couro, capota marítima, rack de teto, santantônio, pneus de uso misto e rodas de liga leve de 15 polegadas.

Opcionais:

Rodas de liga leve de 16 polegadas: R$ 2.500

Valores de revisão:

Hard Working 1.4:

10 mil km: R$ 232,00

20 mil km: R$ 468,00

30 mil km: R$ 712,00

40 mil km: R$ 644,00

50 mil km: R$ 444,00

60 mil km: R$ 1.296,00

Endurance 1.4:

10 mil km: R$ 228,00

20 mil km: R$ 424,00

30 mil km: R$ 684,00

40 mil km: R$ 648,00

50 mil km: R$ 400,00

60 mil km: R$ 1.240,00

Freedom e Volcano 1.3

10 mil km: R$ 304.00

20 mil km: R$ 512,00

30 mil km: R$ 464,00

40 mil km: R$ 1.044,00

50 mil km: R$ 484,00

60 mil km: R$ 616,00

Garantia:

3 anos

Concorrentes

VW Saveiro

Motores: 1.6 8V (104 cv / 101 cv) e 1.6 16V (120 cv / 110 cv)

Versões: Robust (Cabine Simples e Cabine Dupla), Trendline Cabine Dupla e Cross Cabine Dupla

Preços: de R$ 57.390 (Robust CS) a R$ 92.690 (Cross CD)

Pontos positivos: desempenho

Pontos negativos: lista de equipamentos e preço

Chevrolet Montana

Motores: 1.4 8V (99 cv / 94 cv)

Versões: LS e Sport

Preços: de R$ 60.990 (LS) / R$ 73.090 (Sport)

Pontos positivos: capacidade de carga

Pontos negativos: design e preço