Topo

Goodyear anuncia produção de primeiro pneu com óleo de soja no Brasil

Pneu Goodyear Wrangler Workhorse AT com óleo de soja na composção - Divulgação
Pneu Goodyear Wrangler Workhorse AT com óleo de soja na composção Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/05/2022 11h43

A Goodyear anunciou nesta segunda-feira a produção do primeiro pneu feito com óleo de soja em sua composição em sua fábrica de Americana, no interior de São Paulo. O item vem em substituição aos derivados do petróleo. O pneu é o Wrangler Workhorse AT, que equipará picapes e SUVs.

Segundo a marca, o novo composto traz uma melhora de performance em comparação com o seu antecessor - o Wrangler Armortrac - em termos de quilometragem, dirigibilidade em piso molhado e tração.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

O óleo de soja ainda, por se tratar de um composto renovável, proporciona melhor performance em diferentes temperaturas, o que dá ao pneu maior aderência à pista e melhora ainda mais o seu desempenho.

O Wrangler Workhorse AT foi submetido a testes no laboratório e no campo de provas da Goodyear, e obteve um resultado 20% maior em quilometragem e 4,6% melhor em consumo de combustível em comparação com o Wrangler Armortrac.

Em relação a performance e dirigibilidade, o Wrangler Workhorse AT obteve um resultado 22% superior em aquaplanagem nas curvas e 4% superior em frenagem no piso molhado comparado ao seu antecessor.

Gerente sênior de marketing da divisão de pneus de passeio da Goodyear, Debora Da Cruz comentou: "a linha Wrangler Workhorse AT é a primeira produzida para América Latina com um composto inédito de óleo de soja, trazendo uma melhor performance e mais sustentabilidade aos pneus".

"Buscamos compreender o que os consumidores buscam e, no caso dos pneus para uso misto, concluímos que há uma preferência em torno de produto que alia alto desempenho em diferentes terrenos a uma aplicação para o dia a dia das pessoas, que utilizam os seus veículos para tarefas diversas, como trabalho, lazer, viagens, entre outras".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.