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Corolla Cross: 'gambiarra' por falta de chips gera onda de reclamações

Toyota Corolla Cross XRX e outras configurações deixaram de ser vendidas com a central multimídia original - Murilo Góes/UOL
Toyota Corolla Cross XRX e outras configurações deixaram de ser vendidas com a central multimídia original Imagem: Murilo Góes/UOL

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/03/2022 04h00

O Toyota Corolla Cross completou um ano de mercado brasileiro consolidado entre os SUVs mais vendidos, perdendo apenas para Jeep Compass entre os utilitários esportivos de porte médio,

Contudo, mesmo com tanto sucesso, o modelo não está imune a reclamações de clientes. Após críticas devido ao escapamento com abafador "marmita" e ao freio de estacionamento acionado com o pé, a bola da vez agora é a central multimídia.

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Nas redes sociais,bem como em concessionárias e plataformas de reclamações, os clientes têm vindo à publico reclamar da central "genérica" com a qual a Toyota tem vendido o veículo, em substituição ao modelo original de fábrica. A causa da "gambiarra", adotada desde meados de setembro do ano passado como acessório homologado e instalado nas concessionárias, é a falta de microchips e outros insumos eletrônicos.

Em resposta a UOL Carros, a Toyota justifica a troca do equipamento original para evitar paralisação na produção e longa espera pelo Corolla Cross (leia mais a respeito abaixo).

Quais são as reclamações dos clientes

Há alguns meses, Corolla Cross sai de fábrica sem multimídia, instalada como acessório nas concessionárias - Jorge Moraes/UOL - Jorge Moraes/UOL
Há alguns meses, Corolla Cross sai de fábrica sem multimídia, instalada como acessório nas concessionárias
Imagem: Jorge Moraes/UOL

Dentre as reclamações, uma recorrente é a falta de integração da central alternativa com Apple CarPlay e Android Auto, recurso disponibilizado no equipamento original. Também há queixas quanto à falta de acesso às configurações do carro nas versões híbridas.

Também há clientes segundo os quais a central, fornecida pela Wings, trava com muita frequência durante o uso, além da dificuldade de rodar o Waze e outros aplicativos. Existem, ainda, relatos de dificuldade no pareamento do smartphone.

Além da Wings, carros da marca têm recebido na concessionária uma central da Multilaser, alvo de reclamações dos clientes pelos mesmos motivos.

"Ela trava muito e por incrível que pareça, não tem Android Auto ou Apple Carplay! Ela trava, não tem todas as funções básicas esperadas em uma central de um carro de mais de R$ 200 mil", diz uma das reclamações.

O que diz a Toyota

Confira a íntegra da nota enviada pela fabricante a respeito das reclamações:

Apesar de todos os esforços que temos realizado ao longo do tempo para gerenciar a falta de insumos que afeta a cadeia de suprimentos global, provocada pela pandemia de Covid-19, estamos sendo impactados pela falta deste item.

Como contramedida, a Toyota buscou uma alternativa com o intuito de evitar paralisações de produção e causar ainda mais desconforto aos clientes que precisariam esperar por um longo tempo seus veículos.

Para clientes que estão com alguma questão relacionada ao funcionamento da central multimídia, a Toyota orienta encaminhar o veículo para alguma concessionária da marca.

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