Topo

Corolla Cross: por que SUV vende tanto apesar de marmita e freio polêmico

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/03/2022 04h00

Neste mês, o Toyota Corolla Cross completa um ano de mercado brasileiro em lua de mel com o consumidor.

O SUV derivado do sedã médio mais vendido do País não precisou de muito tempo para fazer sucesso e até ontem (21) somava 42.917 unidades emplacadas desde seu lançamento - ficando atrás apenas do Jeep Compass na categoria de SUVs médios.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Apesar de vender bem, o Corolla Cross nesse primeiro ano de mercado também foi alvo de críticas e até virou meme nas redes sociais por conta de dois deslizes.

O primeiro deles UOL Carros destacou na avaliação de primeiro contato que teve com o carro: o freio de estacionamento no pé, um artificio que era usado por carros premium nos anos 80 e início dos 90, mas que ficou mais associado no Brasil a picapes de trabalho ou caminhões, destoando do que se espera de um utilitário esportivo com preços sugeridos acima de R$ 150 mil.

Outro alvo de reclamações tem sido "marmita" do escapamento, cujo abafador enorme fica à mostra na traseira. Tendo em vista as reclamações, a Toyota passou recentemente a pintar de preto a metade inferior do abafador, aquela que fica visível, para atenuar as reclamações.

O problema levou até ao surgimento de soluções não oficiais, como novo suporte que prende a peça mais para cima ou uma grade personalizada que esconde a "marmita" e vai presa no próprio para-choque.

Versão brasileira também é mais pobre que americana

corolla cross - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Além dos problemas apresentados no conjunto da versão produzida no interior de São Paulo, o Corolla Cross nacional tem que lidar com as comparações com seu equivalente vendido nos EUA.

Por lá, o SUV tem opção de tração integral, suspensão traseira independente com multilink, enquanto aqui a tração é só dianteira e a suspensão traseira é de barra de torção.

O americano conta ainda com integração com assistente pessoal Amazon Alexa, que o rival Compass tem no Brasil, uma central multimídia mais moderna e freio de estacionamento elétrico com função Auto Hold.

Por que Corolla Cross vende tanto

corolla cross - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

De acordo com Paulo Roberto Garbossa, da consultoria ADK Automotive, o fato de o carro trazer o nome e a mesma mecânica do sedã, que tanto sucesso faz, ajudam a explicar a performance do SUV no mercado.

Além disso, havia uma demanda reprimida por parte de clientes da marca que queriam um SUV e são clientes fiéis da marca japonesa, por conta de fatores como bom valor de revenda e confiabilidade.

A chegada do Corolla Cross, apostando no nome do sedã, serviu para passar ao SUV a mesma imagem e os mesmos atributos ao cliente, podera Garbossa.

Não menos importante, também serviu para trazer de volta à marca clientes que, na falta de um SUV médio acessível abaixo do RAV4 que custa hoje R$ 301.990,foram para concorrentes, como o Jeep Compass.

Para tentar mitigar seus defeitos e problemas, o Corolla Cross na linha 2021 ganhou o pacote TSS (Toyota Safety Sense) desde a versão de entrada, trazendo frenagem autônoma e alertas de colisão e de saída da faixa de rodagem, com correção no volante.

corolla cross - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros

Siga o UOL Carros no