Topo

'Marmita' do Corolla Cross: como donos tentam esconder peça polêmica

Spoiler para esconder escapamento do Toyota Corolla Cross - Reprodução
Spoiler para esconder escapamento do Toyota Corolla Cross Imagem: Reprodução

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/02/2022 04h00

A Toyota agradou seu público quando o Corolla Cross chegou ao mercado em 2021, especialmente na briga com o Jeep Compass. Uma questão de acabamento, porém, chamou demais a atenção dos clientes: a enorme exposição de parte do escapamento, peça normalmente chamada de "marmita".

A peça fica muito à mostra e gerou reclamações por parte dos consumidores que queriam algo mais discreto. A solução que a Toyota passou a oferecer para os carros que saem de fábrica é pintar de preto apenas a metade da peça que fica à mostra, o que reduz a percepção em relação ao cromado original.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Apesar disso, os clientes que já haviam comprado o SUV médio têm que se virar se quiserem esconder a peça. E daí surgem as "inovações" do brasileiro.

Uma empresa localizada na região de Arujá (SP), interior de São Paulo, desenvolveu uma peça que esconde o escapamento. O componente, chamado de "spoiler", é uma chapa de aço personalizada com a palavra "Cross" perfurada e o ponto exato para instalar apenas a ponta do escape para fora.

De acordo com Juscelino Pedro, responsável pela empresa que desenvolveu a peça, não há risco de perda de garantia porque o componente não altera o carro e nem as furações originais, usando as fixações já existentes.

A empresa fabrica e envia a peça com um manual, que pode ser instalado pelo próprio dono se ele estiver disposto a tentar ou levar na oficina/concessionária de sua preferência.

Esta peça é fabricada em uma chapa de aço carbono com 1 mm de espessura e recebe pintura eletrostática em preto fosco. De acordo com o manual que o fabricante disponibiliza, ela vai presa aos parafusos que já existem na longarina do veículo.

A peça tem sido anunciada em grupos de proprietários e interessados no carro nas redes sociais com o custo de R$ 270, além do envio para onde o cliente estiver.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.