Topo

Cara de um, nome de outro: carros que tem nome diferente em outros mercados

Ford Territory Titanium - Murilo Góes/UOL
Ford Territory Titanium Imagem: Murilo Góes/UOL

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/02/2022 04h00

Há carros que são conhecidos ou feitos para mercados específicos com nomes que se tornaram tradicionais, mas nem por isso deixa de ser possível vê-los rodando por outros lugares e países, sendo vendidos por outras marcas.

Enquanto alguns modelos naturalmente têm diferentes nomes para diferentes mercados, como o Honda Fit, que na Europa é Honda Jazz, ou o Nissan March que no Velho Continente é Micra, outros nem deveriam ser vistos assim.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Suzuki Fun - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Suzuki Fun

Talvez o mais surpreendente é o Chevrolet Celta. O carro, que foi projetado, criado e produzido no Brasil, foi vendido na Argentina como Suzuki Fun.

Apesar de o visual ser o mesmo, o hatch por lá usava o motor 1.4 de 85 cv. Outra mudança estava no tanque de combustível, que tinha 54 litros no Brasil devido ao etanol, e lá apenas 46 l.

Dodge Trazo - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Dodge Trazo

Um dos carros mais feios vendidos no Brasil até hoje, o Dodge Trazo na verdade nunca pisou por aqui. Ele era comercializado em alguns mercados com esse nome, mas o carro do qual falamos efetivamente é o Nissan Tiida sedã.

Produzido no México, o carro saía da mesma linha de produção com um logotipo diferente, que também não era o da Dodge, mas a mesma mecânica japonesa com motor 1.8 - que no Brasil tinha a tecnologia flexível.

Fiat 124 Spider - Scott Olson/Getty Images/AFP - Scott Olson/Getty Images/AFP
Imagem: Scott Olson/Getty Images/AFP

Fiat 124

Quando a Fiat lançou seu esportivo de dois lugares e roadster, todo mundo olhou e pensou "já vi esse carro em algum lugar". E viu mesmo, pois o carro nada mais era do que um Mazda MX-5 da atual geração.

A empresa japonesa, em uma parceria, "emprestou" todo o projeto para os italianos, que colocaram seu logo no carro e mantiveram o interior. Por fora, a Fiat alterou faróis, grade e lanternas, mas até o motor é o mesmo.

Ford Territory Titanium - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Ford Territory

Para nós pode ser estranho pensar que um Ford consta nessa lista, mas ele não só está como também ainda é vendido aqui. O Territory que conhecemos é um carro chinês, o Yusheng S330.

O SUV médio que chegou aqui para tentar brigar com Jeep Compass e demais rivais, como o Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross, ainda não conseguiu embalar nas vendas devido ao seu preço de importado.

Toyota Supra - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Toyota Supra

Uma espécie de Santo Graal para os amantes de carros, o Toyota Supra voltou às lojas em 2020, mas dessa vez não foi tão amado como em gerações anteriores. Isso porque o mítico carro japonês na verdade usa plataforma, mecânica e eletrônica do BMW Z4, graças a uma parceria entre as marcas alemã e japonesa.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.