Topo

Como são os veículos militares usados pela Rússia para invadir a Ucrânia

Veículo militar blindado russo GAZ Tigr-M - Divulgação
Veículo militar blindado russo GAZ Tigr-M Imagem: Divulgação

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/02/2022 17h01

A Rússia invadiu o território da Ucrânia na noite da última quarta-feira (no Brasil), dando início a uma guerra de dimensões ainda não compreendidas - e que são chamadas de "invasão total" pela Otan.

Uma das forças russas é a sua extensa gama de veículos militares de diferentes tipos e em grandes quantidades, que fazem parte do arsenal além de jatos, helicópteros e submarinos nucleares. Mas vamos nos ater aos principais veículos de ataque terrestre que o gigante país tem.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Um dos principais produtos do exército russo é o Gaz Tigr, ou Gaz Tigre, que ilustra a abertura da matéria e é um veículo de transporte blindado de tropas.

Ele é desenhado para ser equivalente ao MaxxPro MRAP, do exército americano, que é o sucessor do Humvee (versão militar do Hummer H1) e tem várias versões em uso.

Tem um motor turbodiesel de fabricação russa, com 215 cv e câmbio manual de cinco velocidades associado a uma caixa de transferência que permite reduzir as marchas para mais força. Traz ainda diferencial com controle de escorregamento limitado para garantir sempre tração nas rodas. Isso dá poder de reboque superior a 2,5 toneladas.

Tal qual o Humvee, ele tem um sistema que permite esvaziar e inflar os pneus por meio de um compressor central, dando mais tração em terrenos arenosos, se necessário, sem colocar em risco a vida dos ocupantes parando para elevar a pressão de novo. A blindagem sustenta tiros até de calibre 7.62 mm, usado por fuzis como o AK-47.

BTR-80 - Divulgação - Divulgação
BTR-80
Imagem: Divulgação

BTR

Outro veículo importante é o blindado de transporte de tropas. Com diversas versões, o modelo mais recente é o BTR-82A. O mais próximo que temos no exército brasileiro é o Guarani, que foi desenvolvido em parceria com a divisão militar da Iveco, mas é menor.

O blindado anfíbio usa um motor turbodiesel fornecido pela Kamaz, tradicional fabricante de caminhões que tem diversas vitórias no Dakar, com 300 cv e 14 litros. Com sistema de tração 8x8, pesa ao menos 16 toneladas e sua blindagem aguenta até minas terrestres.

Na água consegue se locomover a velocidades de até 9 km/h e na terra atinge até 80 km/h. Tem armamento incluído, como um canhão de munição 30 mm e uma metralhadora secundária de calibre 7.62 mm. Ele pode carregar até 12 soldados equipados.

Tanque russo T-90 - Divulgação - Divulgação
Tanque T-90
Imagem: Divulgação

Tanques

Dentro de uma infinidade de modelos de tanques que formam o arsenal da Rússia, dois deles se destacam. O primeiro é o T-90, em suas diferentes variações devido a melhorias no projeto, e o BMPT-72, que é o tanque mais moderno do exército russo e que entrou na frota no fim de 2021.

O T-90 é uma evolução dos modelos T-72 e T-80, que também continuam em serviço. Seu motor é um turbodiesel de 12 cilindros que na melhor especificação entrega 1.130 cv, que pode levá-lo a até 70 km/h e dá uma autonomia de 500 km.

Vale lembrar que tanques não têm rodas, mas sim esteiras, ou lagartas como alguns chamam, o que facilita transpor todo tipo de terreno e tem maior durabilidade. Todo equipado e 100% do armamento, ele pesa cerca de 48 toneladas.

Falando em armamento, o veículo tem sistemas modernos com comandos de controle eletrônicos de procura de alvo, detecção e identificação. Ele tem também medidas contra protetivas para evitar mísseis guiados e lançadores antitanque.

Sua principal arma é o canhão de 125 mm com capacidade de giro de 360º. Além disso, ele traz uma metralhadora que serve para tiros mais curtos em alvos menores.

BMPT-72 "Exterminador"  - Divulgação - Divulgação
BMPT-72 "Exterminador"
Imagem: Divulgação

Outro importante tanque é o BMPT-72. O apelido dele é "exterminador", tamanha a capacidade dada ao projeto. Ele é um dos projetos de tanque do exército russo mais recentes e é ligeiramente menor e mais leve que o T-90, com 44 toneladas.

Ele é um tanque que tem por missão substituir a artilharia da infantaria e escoltar tanques como o T-90. Ele não tem um canhão central, mas dois A242 de 30 mm. Conta também com uma metralhadora de calibra 7.62 mm e quatro lançadores de mísseis guiados e dois lançadores de granada.

Equipado com um motor V12 diesel, ele tem cerca de 850 cv, mas pode contar com um motor de 1.000 cv. Sua velocidade final é menor que do T-90: ele chega a 60 km/h, mas sua autonomia é superior: 550 km.

Ele ainda está entrando em operação, portanto o arsenal do modelo ainda é pequeno e não está disponível para todos os grupamentos do exército russo.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.