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Ford Maverick ou Fiat Toro? Veja prós e contras na hora de escolher picape

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo

16/02/2022 04h00

A Ford lançou ontem (15) a inédita picape Maverick no Brasil. O modelo chega com foco claro de tentar roubar uma significativa parcela dos clientes das versões mais caras e com motor a diesel do Jeep Compass e, especialmente da picape Fiat Toro, que faz sucesso sozinha desde seu lançamento.

Agora a Maverick, com medidas mais generosas, potente motor a gasolina e tração nas quatro rodas, também quer ter uma fatia desse mercado que não tem concorrência, mas chega por R$ 240 mil às lojas.

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Preços

A Maverick tem como destino claro as versões de topo da Toro, com seu preço de R$ 239.990 para ser mais exato. Ela é oferecida em versão única, a Lariat FX4, sem equipamentos opcionais, apenas acessórios que podem ser adquiridos na concessionária.

Na outra ponta, a Toro custa R$ 207.390 nas variantes de topo Ultra e R$ 205.390 na Ranch, que se diferem na entrega de visual e acabamento. Enquanto a Ultra é mais esportiva, sem cromados e com capota rígida, a Ranch aposta na profusão de cromados pela carroceria.

Estas versões de topo tem como único opcional o sistema Connect Me a R$ 2.650, que permite, entre outras coisas, fazer acionamento remoto do carro, bloqueio, rastreio, ativação de ar-condicionado e comandos de voz por meio de assistente pessoal, como a Amazon Alexa.

Design

A Ford apostou em criar uma linguagem visual que vai crescendo de tamanho a partir da Maverick, passando pela nova Ranger e chegando na F-150. Você enxerga familiaridade entre os três modelos com a frente quadradona, os faróis com o mesmo formato se ligando a barra cromada no centro da grade.

O que a Fiat tem em comum com os demais modelos da marca, incluindo a picape compacta Strada, é o logo estilizado da marca, batizado de Script. Com um estilo mais esportivo e moderno, a Toro apostou em um design inesperado e acertou. A renovação conseguiu ir adiante em um design marcante, mas que parecia difícil de evoluir.

Espaço

A Maverick aposta em medidas maiores que, com o visual quadradão do seu design, deixam a picape com uma aparência ainda mais robusta. Mas ela realmente é maior do que a Toro, no comprimento são 15 cm a mais e no entre-eixos são 8 cm a mais.

Isso garante mais espaço para as pernas de quem vai atrás e mesmo com o túnel central permite que o quinto ocupante viagem com espaço, enquanto na Toro o espaço traseiro é bom para quatro pessoas.

Na frente, o espaço é bom nos dois modelos, mas a Maverick atrai pela posição de guiar mais baixa, como de um sedã, enquanto a Toro não nega seu estilo SUV com a posição mais elevada.

Equipamento

A lista de equipamentos é bem parecida entre as duas picapes, o que deixa um ponto de interrogação maior sobre o preço extra da Ford Maverick.

As duas têm controles de tração e estabilidade, sete airbags, assistente de partida em rampa e de descida, chave presencial com partida por botão.

Há também câmera de ré, frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal, sensor de pressão dos pneus, frenagem pós-colisão, ar-condicionado de duas zonas automático

Por outro lado, a Maverick não traz itens básicos que a Toro não deixou de fora mesmo com um preço menor: sensores de estacionamento na frente e atrás, farol alto automático comutável, leitor de faixa com correção no volante, painel 100% virtual e configurável e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay com conexão sem fio.

Outros itens que ficaram de fora do pacote da Ford estão o espelho eletrocrômico interno, borboletas para trocas de marchas manuais e sensor de chuva para o para-brisa. A favor da Ford há o detector de fadiga, freio de estacionamento elétrico com função auto hold.

Motor e câmbio

Os dois apostam em uma receita parecida, mas nem tanto. A Maverick vem com um motor 2.0 turbo a gasolina, enquanto a Toro nas versões de topo tem um 2.0 turbodiesel.

O motor da Ford tem 253 cv e 38,7 mkgf associado a um sistema de tração integral e câmbio automático de oito marchas com função "Low" para mais força nas rodas em marchas baixas. Há também cinco modos de condução: Lama/Terra, Areia, Normal, Rebocar e Escorregadio.

Já o turbodiesel da Fiat tem 170 cv e 35,7 mkgf, também acoplado a um sistema de tração integral e câmbio automático de nove velocidades com trocas de marchas manuais pela alavanca ou borboleta atrás do volante. Ela não tem modos de condução, mas tem a opção de bloqueio do 4x4 e 4x4 reduzida.

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