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Sócio do guincho: 5 descuidos comuns que fazem seu carro te deixar na mão

Getty Images
Imagem: Getty Images

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL

10/11/2021 04h00

Cuidar da saúde é fundamental para ter uma vida mais saudável e não correr riscos. O mesmo acontece com seu automóvel: basta seguir uma série de pequenos cuidados e realizar as manutenções informadas no manual do proprietário para minimizar as chances de problemas mecânicos.

Só que nem todo mundo pensa (ou faz) assim. Por isso, listamos abaixo quais são os descuidos mais frequentes na manutenção de um carro que podem te deixar a pé.

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Pane seca

Parece óbvio, mas tem muita gente que esquece de abastecer o carro - e só se lembra disso quando é tarde demais. Vale o conselho: verifique se o marcador de combustível está funcionando corretamente, fique atento ao nível de combustível no tanque e nunca abuse da sorte andando na reserva por muito tempo. Até porque nunca existe um posto de combustível por perto quando você mais precisa...

Falta de revisão

Todo mundo lembra de fazer as revisões de seu carro novo para não perder a garantia. Mas e depois disso? Ignorar as paradas sugeridas pelo fabricante pode resultar em muita dor de cabeça. Por isso, a dica é seguir o que está no manual do proprietário e realizar as revisões na rede autorizada ou em um mecânico de sua confiança.

Troca de óleo lubrificante do motor do carro - Momento Vox - Momento Vox
Imagem: Momento Vox

Óleo

Realizar a troca do óleo do motor do veículo é essencial para evitar problemas. Isso porque o lubrificante protege as peças e reduz o atrito enquanto o carro está funcionando.

O óleo ainda tem outras propriedades muito importantes que asseguram que o motor poderá trabalhar sem riscos. Caso o motorista não obedeça a periodicidade indicada pelo fabricante, o óleo perde suas propriedades e pode causar uma série de problemas, que vão de perda de potência até fundir o motor.

Pneus

Os pneus também precisam ser constantemente analisados pelo condutor. Normalmente, um pneu tem validade de até cinco anos e só devem ser utilizados se estiverem com os sulcos dentro do limite de 1,6 milímetro indicado pela Lei de Trânsito.

A dica é conferir o TWI (de "Tread Wear Indicator"), uma pequena superfície de borracha presente no fundo de cada sulco do pneu. Caso a superfície esteja nivelada ao TWI, não resta dúvida: é hora de trocar o pneu por um novo.

Aproveite também para fazer uma rápida inspeção visual em cada um dos pneus. Procure pela existência de bolhas ou furos que podem fazer com que o pneu apresente problemas.

E não esqueça também de realizar periodicamente a calibragem dos pneus seguindo a pressão indicada pelo fabricante do veículo. Os números são informados no manual do proprietário ou em etiquetas fixadas em algumas partes do carro, como no batente das portas ou no verso da tampa do tanque de combustível.

Amortecedores

Verificar o estado dos amortecedores também é importante, e não apenas pelo conforto a bordo. Além de não filtrar bem as irregularidades do piso, um amortecedor com vazamento de óleo ou desgastado interfere na direção do veículo e pode até causar perda de controle.

Outro problema identificado é o aumento da distância de frenagem em uma situação de emergência. Independente do problema, não tem jeito: o melhor é deixar o carro na garagem enquanto não realiza a troca por um amortecedor novo.

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