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Volkswagen Tiguan sai de linha à espera da nova geração híbrida

VW Tiguan AllSpace - Divulgação
VW Tiguan AllSpace Imagem: Divulgação

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/11/2021 04h00

A Volkswagen, em silêncio, deu fim ao Tiguan AllSpace no Brasil. O SUV médio-grande, importado do México, já tinha passado por uma redução de gama este ano, quando deixou de oferecer as versões de entrada, 250 TSI, e a intermediária, a Comfortline.

Agora, foi o canto do cisne dessa geração com o fim da versão de topo, única até então disponível, a Allspace R-Line. O modelo era a única opção com o motor 2.0 turbo de 220 cv, o mesmo do Golf GTI, e tração integral.

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As demais versões que já tinham saído de linha eram mais próximas em preço e equipamentos ao Volkswagen Taos, novo SUV médio, que usa o 1.4 turboflex de até 150 cv e 27,5 mkgf com câmbio automático de seis marchas e tração dianteira.

O Tiguan R-Line era oferecido na versão de sete lugares e acabamento mais requintado do que as da demais versões abaixo dessa até então, além de lista de equipamentos mais completa.

Nas concessionárias, o modelo era o mais requisitado mesmo antes do fim das versões mais básicas com o motor 1.4 turbo. Em revendas consultadas, não há mais exemplares em estoque.

Isso porque o modelo já tinha tido sua produção mexicana encerrada, se preparando para colocar no mercado a reestilização pesada do modelo.

Além da mudança visual, que deixará o modelo mais próximo ao design dos demais SUVs da Volkswagen, o novo Tiguan, que desembarca em 2022 por aqui, virá com tecnologia híbrida.

Isso faz parte do projeto de eletrificação e descarbonização da marca. O modelo virá no ano que vem como parte da estratégia "Way to Zero" na versão eHybrid.

O conjunto mecânico do Tiguan eHybrid é o mesmo pacote do híbrido Golf GTE que já foi comercializado em terras brasileiras. Combina o motor 1.4 turbo de 150 cv, a gasolina, com um elétrico que juntos rendem 245 cv.

Sem a chancela esportiva no nome, o SUV ainda assim traz um modo de condução GTE, quando os dois motores trabalham juntos focados em desempenho.

Essa versão permite que o SUV circule por até 50 km apenas no modo elétrico, graças à bateria de íons de lítio com capacidade de 13 kWh. Híbrido do tipo Plug-in, o SUV será recarregado pela tomada, como era o Golf GTE.

Em nota, a Volkswagen confirmou apenas a chegada da nova geração, mas não especificou que seria o híbrido, que está disponível na variante AllSpace, ou seja, ele continuaria a ser a opção de 7 lugares da companhia no mercado.

Confira a nota completa abaixo:

A Volkswagen está preparando o lançamento do novo Tiguan Allspace, com novo design e muito mais tecnologia, reforçando a maior ofensiva de SUVs do mercado brasileiro; por isso o modelo atual não está disponível para venda no momento;

· Os SUVs Nivus, T-Cross e Taos continuam à venda normalmente, atendendo a maior parte dos clientes do segmento de SUVs; os modelos são equipados com motores TSI Total Flex produzidos no Brasil, com alta eficiência energética e baixa emissão de CO2 quando abastecidos com etanol;

· Adicionalmente, estamos avaliando a viabilidade técnica e comercial para comercialização do ID.4, o primeiro SUV totalmente elétrico da marca Volkswagen no mundo;

· A empresa reforça mais uma vez o compromisso com a estratégia global Way to Zero, que tem como objetivo tornar o Grupo Volkswagen neutro em carbono até 2050 em todo o mundo.

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