Topo

Toro do Gil do Vigor: o que ela tem a mais e a menos que o novo Compass

Fiat Toro Ultra 2022 - Divulgação
Fiat Toro Ultra 2022 Imagem: Divulgação

Redação

do UOL, em São Paulo (SP)

22/05/2021 04h00Atualizada em 22/05/2021 09h36

Último eliminado do Big Brother Brasil 21, o economista Gil "do Vigor", ganhou em uma prova durante o programa uma picape Fiat Toro Ultra. O modelo é a versão de topo da picape ao lado da Ranch. O que Gil não sabia era que ela estava prestes a mudar.

Bem, isso não é problema. Apesar de no programa a empresa ter apresentado a picape antiga para o brother, ele irá receber um exemplar já da linha 2022, que além de um visual exclusivo, está também mais moderna.

Mas o fato é que mesmo com novidades, nem tudo que Stellantis (grupo dono da Fiat e Jeep, entre outras marcas) tem de melhor está na Toro 2022. Há equipamentos que são exclusivos dela e outros que foram adotados, por exemplo no Jeep Compass.

Com a mesma plataforma Small Wide, ambos dividem uma série de novidades, como o motor 1.3 turboflex e o câmbio automático de seis marchas, mas há diferenças.

A picape trouxe como novidade a central multimídia de 10,1, tal qual o Compass, mas na posição vertical, como nos carros da Volvo. Isso é uma exclusividade da picape.

Em relação ao Compass, que tem o mesmo visual para todas as versões, a Toro também traz essa exclusividade. As versões flex tem um design exclusivo, com pequenas diferenças de versão para versão, enquanto a Ranch e a Ultra, que Gil irá receber, têm visuais próprios. A primeira mais requintada, a segunda mais esportiva.

Mas nem tudo são flores. Alguns sistemas não são os mesmos ainda que pareçam para os dois modelos. Um exemplo é o sistema de frenagem autônoma de emergência. Na Toro ele não detecta pedestres e ciclistas, mas no Compass sim.

Além disso, o serviço de conectividade, que para o Fiat chama Connect Me e para o Jeep, Adventure Intelligence, tem diferenças. Além das funções que são as mesmas, o Compass tem extras. O navegador GPS integrado mostra o trânsito em tempo real nas principais vias.

Além disso, o sistema de conectividade Adventure Intelligence permite enviar do smartphone para a central multimídia rotas de navegação e, se necessário, devolvê-las para apps como o Waze ou o Google Maps, quando se estaciona o carro.

A Toro tem um painel virtual, mas que tem uma tela menor, de 7 polegadas, e com menos capacidade e configurações possíveis que o do Compass, que oferece 10,25 polegadas.

O Compass oferece ainda o leitor de placas. É o sistema que lê placas de velocidade na via e automaticamente mostra no painel para que o motorista não se perca em mudanças de velocidade de ruas, avenidas e ou rodovias.