Topo

Lotus Evija tem entregas adiadas em cinco meses devido a pandemia

Lotus Evija - Divulgação
Lotus Evija Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

28/08/2020 12h26

Hipercarro elétrico da Lotus, o Evija teve suas entregas adiadas em cinco meses devido à pandemia do novo coronavírus. Quem confirmou a informação foi a própria montadora, que se justificou dizendo que não teve tempo hábil para testar o modelo em condições de clima quente, durante o verão europeu.

Entretanto, a fabricante promete o carro para o ano que vem, tentando minimizar os prejuízos trazidos pela quarentena.

"O projeto do Evija foi adiado devido à pandemia e atualmente estamos prevendo uma perda de 5 meses de teste e desenvolvimento. Nosso plano é que as primeiras entregas aos clientes cheguem em meados de 2021", disse a Lotus em comunicado.

"A pandemia global e o lockdown resultante significaram que não pudemos seguir o programa de testes planejado que temos para o carro na Europa - afetando principalmente os testes em clima quente, que perdemos completamente. Além das proibições de viagens e a quarentena, não podemos simplesmente pegar nossa equipe e colocá-la de volta aos testes imediatamente."

Porém, a Lotus disse que continuou a desenvolver o carro em sua fábrica, e conseguiu fazer o modelo passar dos 2.000 cv de potência.

"No entanto, é fundamental entender que o atraso nos testes na estrada nos permitiu focar no desenvolvimento em outras áreas, fazendo melhorias na aerodinâmica e no downforce do Evija. Assim, nós também descobrimos que a potência está, na verdade, acima de 2.000 cv. Não ficamos parados na Lotus, usamos o lockdown como uma oportunidade para alguns avanços fantásticos de engenharia."

Limitado a 130 unidades, o modelo custa 1,7 milhão de libras (R$ 12,3 milhões na conversão atual). Ele faz de 0 a 100 km/h em menos de três segundos e pode chegar a até 320 km/h. Sua autonomia é de 400 km.