Topo

Coronavírus: quais lançamentos podemos esperar após o fim da pandemia

Nova Fiat Strada teve lançamento adiado devido ao coronavírus -
Nova Fiat Strada teve lançamento adiado devido ao coronavírus

Rodrigo Mora

Do UOL, em São Paulo

25/03/2020 04h00

O coronavírus teve impacto imediato no lançamento de novos carros no Brasil e no mundo. Com fábricas em férias coletivas e operações paralisadas, as montadoras optaram por adiar eventos e aguardar o fim da pandemia. Com isso, muitos dos veículos mais esperados do ano chegarão ao mercado apenas quando tudo voltar ao normal.

Foi por pouco que o novo Chevrolet Tracker não bateu de frente com o novo coronavírus. Na verdade, pegou de raspão: o lançamento para a imprensa automotiva estava marcado para os dias 17 e 18, mas o que seria a tradicional combinação de coletiva com test-drive se converteu em uma apresentação via streaming.

Mesma sorte não teve a Strada. Principal lançamento da Fiat em 2020, a segunda geração da picape compacta deveria ser apresentada no início de abril, com desembarque nas lojas da marca no final do mesmo mês.

Contudo, a pandemia do novo coronavírus obrigou a FCA do Brasil a cancelar o evento - que não será feito online, como fez a Chevrolet com o Tracker. E o mesmo vale para outros lançamentos da empresa, como picape RAM 1500 as versões híbridas do Jeep Compass e do Jeep Renegade.

"A FCA anuncia o adiamento imediato de todos os eventos e ações de produto (lançamentos, apresentações, cursos e treinamentos, etc.) previstos no Brasil. Os mesmos serão reagendados oportunamente", diz o comunicado enviado pela empresa na última sexta-feira (20).

Na próxima quarta-feira, a Audi reuniria jornalistas para apresentar o e-Tron, seu primeiro carro elétrico. Cancelou o evento na esteira das demais paralisações anunciadas na última semana e, pouco depois, chegou a perguntar a alguns profissionais da mídia se topariam conhecer o carro em lugar aberto e com direito a máscara e reforços similares. Mas desistiu, e fará a apresentação virtual do SUV na próxima quarta-feira.

Audi e-tron - Divulgação/Audi - Divulgação/Audi
Audi e-tron é uma das novidades que acabaram adiadas
Imagem: Divulgação/Audi

Porsche e Volvo são outras marcas premium que avançariam na estratégia de eletrificação de produtos, mas foram interrompidas. "O lançamento do Taycan, previsto para o primeiro semestre aqui no Brasil, está sob análise, mas deve ir para o segundo semestre", explica a marca alemã. Já a sueca não deu nova data de lançamento do XC40 híbrido.

Também próximo do Brasil estava o novo Versa. Produzido no México, o sedã da Nissan teria sua produção iniciada no próximo dia 30. "Atualmente, preferimos evitar especulações sobre o lançamento do novo Nissan Versa no Brasil, pois estamos em um cenário em que as ações a seguir ainda não são claras internacionalmente. Cada mercado apresenta situações particulares, portanto, devemos estudá-las e considerar seu impacto em nível local e global", diz comunicado da empresa enviado a UOL Carros.

Alguns destinos estão indefinidos. No segundo semestre o Renault Zoe ganharia uma atualização, hoje incerta. "Quem sabe o que vai acontecer agora?", indaga um concessionário consultado por UOL Carros.

A Ford será duplamente afetada com postergações de estreias: Ranger Storm e Territory, este último com futuro ainda mais nebuloso, já que viria importado da China, epicentro da epidemia. Ainda tem o Bronco, que seria apresentado nos Estados Unidos em abril.

Outros lançamentos, por ora, não foram afetados. Caso do Volkswagen Nivus, SUV que é a grande aposta da montadora alemã para este ano, e da nova Mitsubishi L200, que já estavam programados para o segundo semestre - quando, em tese, a quarentena tiver acabado e o mundo, retornado ao normal.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.