PUBLICIDADE
Topo

VW Nivus: o que primeiras imagens mostraram sobre novo SUV da marca alemã

Essa é a dianteira do Nivus, o SUV cupê compacto da Volkswagen com lançamento previsto para o segundo semestre de 2020 - Divulgação
Essa é a dianteira do Nivus, o SUV cupê compacto da Volkswagen com lançamento previsto para o segundo semestre de 2020 Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/03/2020 04h00

Se o coronavírus deixar, o Volkswagen Nivus estreia no segundo semestre como a versão cupê do T-Cross, trazendo porte mais compacto, preços menores e uma inédita central multimídia. UOL Carros já viu o carro em outubro do ano passado, quando o Nivus foi exibido em Wolfsburg (Alemanha) a um grupo seleto de jornalistas.

Fomos proibidos de descrever o visual em detalhes. Porém, a própria montadora está revelando aos poucos como será o Nivus - primeiro projeto do time brasileiro da VW a ser produzido e comercializado também na Europa.

A primeira imagem foi divulgada pela empresa lá em outubro de 2019, no mesmo evento realizado na Alemanha: um desenho do perfil lateral, mostrando o visual mais esportivo e o caimento mais acentuado do teto na parte traseira -repetindo a fórmula lançada há alguns anos pelo BMW X6.

Volkswagen New Urban Coupé Nivus lateral - Divulgação - Divulgação
Claramente, o Nivus será maior do que o Polo; VW ainda não revela a distância entre-eixos
Imagem: Divulgação

Em dezembro, a Volkswagen avançou um pouco mais e contou que o carro se chamaria Nivus. Também soltou nas suas redes sociais um vídeo do carro em movimento, com imagem desfocada. No entanto, deu para constatar que a dianteira terá faróis de LEDs na versão de topo, bem como luzes diurnas de LEDs nas extremidades do para-choque, que terá desenho exclusivo.

O vídeo também mostrou a traseira, que terá vidro mais inclinado e tampa do porta-malas "bicuda", com um aerofólio na parte superior com pintura preta brilhante. O mesmo acabamento é visto na parte central da tampa do porta-malas, ladeada por lanternas horizontais, também iluminadas por LEDs, com o logotipo VW ao centro. Ou seja: a placa será posicionada no para-choque.

Por falar em logotipo, o Nivus terá a responsabilidade de ser o primeiro carro da Volks no País no Brasil a trazer o novo emblema mundial da fabricante, que estreou em 2019 no hatch 100% elétrico ID. 3.

Nova central com streaming

Já em março, foi a vez de a VW soltar outro vídeo, dessa vez exibindo parte do interior do carro - em especial a central multimídia do Nivus, que aparentemente traz tela tátil maior do que as oito polegadas hoje oferecida no T-Cross e interface totalmente redesenhada - desenvolvida no Brasil, ela será disponibilizada em outros modelos, inclusive na Europa, conforme já comentou Pablo Di Si, presidente da VW para a América Latina.

Batizada de Volkswagen Play, a central vai oferecer "uma nova era em conectividade, streaming e serviços", indicando que, de alguma forma, o Nivus terá acesso Wi-Fi à internet - o vídeo não revela se o equipamento contará, a exemplo dos novos Chevrolet Onix, Onix Plus e novo Tracker, com 4G dedicado.

Aparentemente, também contará, como o trio da concorrência, com recarga sem fio para celulares compatíveis.

Logotipo redesenhado e volante de Golf

Volkswagen Nivus Volante teaser - Reprodução - Reprodução
Nivus será primeiro carro da VW no Brasil a trazer novo logotipo da marca e volante do Golf com base achatada
Imagem: Reprodução

As imagens das telas da Volkswagen Play que aparecem na gravação contam um pouco mais sobre os equipamentos: a exemplo do T-Cross, o Nivus terá opção de sistema de estacionamento semiautônomo, bem como sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além de sistema start-stop, que desliga automaticamente o motor (será o 1.0 TSI turbo flex de até 128 cv) para poupar combustível.

Outra informação importante: além do logotipo redesenhado, o Nivus vai estrear no País o volante da oitava geração do Golf, lançada recentemente na Europa. Também será equipado com painel de instrumentos 100% digital em tela colorida de 12,3 polegadas, idêntica à utilizada em Polo, Virtus, T-Cross, Jetta e outros automóveis da marca alemã.

Frente agressiva com identidade própria

teaser novo vw nivus frente dianteira - Divulgação - Divulgação
Dianteira do Nivus tem friso central, novo logotipo gigante da VW e entrada de ar de grandes dimensões no para-choque
Imagem: Divulgação

Por fim, na semana passada a montadora divulgou mais um "teaser" do Nivus: mostrou um pouco mais da dianteira, que terá identidade própria. Os faróis serão mais esguios e horizontais, enquanto a grade, na parte superior, terá o novo logotipo da Volks em tamanho maior, no centro de um friso que atravessa a peça.

Na parte inferior frontal, a entrada de ar será maior na comparação com o T-Cross e os nichos das luzes de condução diurna de LEDs terão formato de bumerangue e grandes dimensões - conferindo uma aparência mais agressiva ao conjunto ante o "irmão maior".

Construído sobre a mesma plataforma MQB A0 utilizada na família Polo e no T-Cross, o Nivus vai compartilhar o motor 1.0 turbinado e as transmissões manual e automática de seis marchas. Também deve trazer a mesma distância entre-eixos do Polo (2,56 m), contra 2,65 m do Virtus e do T-Cross - a empresa ainda não divulgou as medidas da novidade. A fabricação será em São Bernardo do Campo (SP).

Também terá elementos de acabamento e outros itens em comum com o trio.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.