VW vai investir R$ 16,5 bilhões em novas tecnologias e mobilidade até 2025
Fabricante também pretende lançar novo software preparado para condução autônoma
A Volkswagen investirá 3,5 bilhões de euros (ou aproximadamente R$ 16,5 bilhões) no desenvolvimento de novas tecnologias de mobilidade até 2025.
O aporte será aplicado em produtos como armazenamento de informações em nuvens para veículos conectados e serviços como compartilhamento de carros.
Veja mais
+ VW confirma planos para fazer novo compacto no Brasil
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
A fabricante alemã confirmou o desenvolvimento de um novo software operacional, chamado de "vw.OS". O programa será aplicado em todos os veículos elétricos que a VW lançará a partir de 2020. Os modelos também virão com uma inédita arquitetura eletrônica, feita especialmente para funcionar com condução autônoma.
"Temos uma visão clara que continuaremos a produzir veículos muito superiores aos da concorrência. Avançando alguns anos no tempo, nossos carros serão aparelhos digitais sobre rodas. Nossos clientes serão parte de um ecossistema batizado de "We" ("Nós", em Português). Será ele o responsável por complementar a experiência da Volkswagen sobre rodas, permitindo que os clientes "carreguem" seu mundo dentro do carro", afirmou Jürgen Stackmann, membro do conselho de vendas da empresa.
Os novos modelos da VW devem ser equipados com aproximadamente 70 sensores e módulos elétricos funcionando de forma independente em cada carro.
Serão eles que aproveitarão informações coletadas por um GPS para fazer com que o veículo acelere, freie e estacione de forma autônoma, por exemplo.
De acordo com a fabricante, atualizar um software desenvolvido "no quintal de casa" é muito mais fácil do que se o programa tivesse sido feito por uma empresa terceirizada.
O que é meu é seu
A agência de notícias Automotive News afirma que a VW está preparando o lançamento de seu serviço de compartilhamento de carros. Batizado de "We Share" ("Nós Compartilhamos", em Português), ele funcionará em Berlim com uma frota de dois mil veículos elétricos.
A previsão de início é para o segundo trimestre de 2019, e há planos de expansão do programa para os principais mercados da Europa, bem como algumas cidades de Estados Unidos e Canadá.
Porém, ainda não há qualquer plano para lançamento do "We Share" na América Latina.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.