Novo Honda Civic Si chega ao Brasil em 2018 para enfrentar VW Golf GTI
Quem gosta de carro esportivo pode esperar por um 2018 ainda mais interessante do que foi 2017: a Honda confirmou nesta segunda-feira (23), aqui no Japão, que a nova geração do Civic Si, agora derivado da décima geração do Civic, chegará ao Brasil no primeiro semestre de 2018.
Esse anúncio confirma informação obtida por UOL Carros de que o novo Civic Si estava nos planos da marca para o país.
Revelado discretamente no Salão de Detroit, em janeiro, e lançado globalmente em abril, o novo Si tem configurações sedã (quatro portas) e cupê (duas) na América do Norte. Apenas o cupê chega ao Brasil, importado do Canadá, como já ocorria com a geração anterior.
Preços ainda não estão definidos, mas o novo Civic Si ficará em patamar um pouco superior ao do rival Volkswagen GTI -- este custa pouco mais de R$ 130 mil, usa câmbio DSG (automatizado), vai receber atualizações na virada do ano e tem a vantagem de ser fabricado no Brasil, enquanto o Honda vai orbitar a casa dos R$ 150 mil. Mais caro (por conta do ônus da importação), ligeiramente mais contido, mas ainda assim uma alternativa ao modelo da Volks.
Como ele é
Este novo Si é feito na fábrica da marca em Ontário, no Canadá. O motor é produzido em Anna, Ohio, nos EUA: trata-se do quatro-cilindros 1.5 turbo com injeção direta e duplo comando variável de válvulas no cabeçote (dual-VTC), da mesma família EarthDream usado no Civic Touring brasileiro, porém recalibrado para render maior potência e torque.
Combinado com uma transmissão manual de seis velocidades (no carro "civil", o câmbio é CVT), pode entregar 208 cavalos e 26,5 kgfm de torque, que aparece logo às 2.300 rpm e permanece por inteiro durante 70% da faixa de rotação do motor. Para efeito de comparação, o atual Civic Si usa motor 2.4 aspirado de 206 cv e 23,9 kgfm de torque a 4.400 rpm (o câmbio também é manual de seis marchas).
Essa caixa manual de seis marchas é bastante precisa e permite trocas lisas, permitindo que o Civic Si ande sempre no limite, sem sair do seu controle. É uma sensação gostosa, desafiante, que nem todo esportivo permite atualmente.
Além disso, o novo Si é mais leve que o da antiga geração e com carroceria mais rígida, incluindo componentes de chassi e de direção aprimorados. UOL Carros testou o modelo na pista de Sodegaura, distante pouco mais de uma hora de Tóquio, e pode afirmar: ele anda mais, faz mais curva e é mais na mão que o modelo anterior.
A direção elétrica tem relação variável e a suspensão, acerto esportivo. O carro tem uma pegada nem leve, nem pesada demais, os amortecedores são adaptativos e sustentam o carro de forma exemplar, ao menos no asfalto liso do circuito, enquanto o diferencial com deslizamento limitado ajuda no comportamento exemplar da carroceria quando se exige com vontade do modelo em curvas.
Em complemento ao conjunto mais esportivo, a suspensão recebeu molas mais firmes, barras estabilizadoras mais rígidas, buchas sólidas e braços de controle ultrarígidos na dianteira, seguindo a receita do monstro Type R.
Para quem se liga menos em dados técnicos e mais em aparecer, o novo Civic Si tem friso frontal preto diferente daquele visto nas versões "comuns", tomadas de ar mais largas, além de lindas e largas rodas aro 18. De quebra, há um escapamento central cromado em formato poligonal, defletores de ar na base no para-choque mais largo e um grande aerofólio traseiro.
Atrai olhares indo e vindo.
Sò o interior poderia ser mais chamativo -- a Honda guarda isso para o Type R. Há uma costura diferente um um logotipo da versão aqui e ali, além de detalhes em vermelho no painel de instrumentos, mas poderia haver uma diferenciação mais madura do que é ser esportivo, como no Golf.
Claro, o pomo da alavanca de câmbio e pedaleiras, de alumínio, cumprem um pouco essa função.
Quem quer aparecer, mas também rodar lindamente na cidade vai gostar do fato do modelo estar menos abrutalhado nessa geração: há freio de estacionamento eletrônico, sensor de chuva e até mesmo ar-condicionado digital, além de sistema multimídia com tela tátil de sete polegadas e sistemas Apple CarPlay e AndroidAuto.
* Viagem a convite da Anfavea
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