Descolado do Gol, Polo volta ao Brasil este ano e traz sedã, picape e SUV
Gol não terá nova geração e seguirá como modelo de entrada da VW
Muita especulação tem sido criada em cima dos próximos lançamentos da Volkswagen, mas os rumos e a nova direção da fabricante começam a ficar mais claros depois do Salão de Genebra deste ano.
A equipe de UOL Carros e o especialista Fernando Calmon trazem em primeira mão uma notícia exclusiva: em 1º de julho entra em operação, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a produção das primeiras unidades do novo Polo, que será mostrado mundialmente em setembro, no Salão de Frankfurt. As vendas devem começar entre outubro e novembro.
Você não leu errado: o carro que será revelado mundialmente em um dos maiores salões do mundo será lançado praticamente ao mesmo tempo no Brasil, possivelmente algumas semanas depois. Em seguida, a Volks deve reunir suas forças para apresentar a configuração sedã, que irá se chamar Virtus.
Nova base
Polo e Virtus brasileiros serão inteiramente feitos sobre a nova arquitetura de ponta da marca, MQB A0, uma plataforma modular compacta que já serve de base na Europa para o Seat Ibiza (na Espanha) e dará vida ao Polo alemão e brasileiro.
Inicialmente, esperava-se que a MQB A0 desse origem ao próximo Gol, mas os planos reais são outros: a base de construção dessa arquitetura de ponta está em fase final de instalação na sede da marca, em São Bernardo do Campo (SP), no espaço onde era feito o Jetta nacional -- daí a decisão da marca de voltar a fazer o sedã médio apenas no México.
Vale ficar atento: esta mesma base MQB A0 será também responsável pela produção de uma picape e um SUV pequeno. Ainda não há confirmação, mas estes deverão ser os substitutos de Saveiro e Fox, respectivamente, fazendo a Volkswagen finalmente entrar na briga com modelos como Renault Duster Oroch e Fiat Toro (ambas com quase dois anos de mercado), bem como no nicho a ser criado em algumas semanas pelo Honda WR-V.
Com essas novidades, a Volkswagen esperar recuperar a liderança do mercado brasileiro nos próximos dois anos. As vendas do Virtus devem começar no início de 2018. SUV virá em seguida e por último nova Saveiro.
Com isso, o Gol continuará sendo o carro de entrada da marca no país, na frente do up!, e pode receber uma leve repaginada no modelo 2018, sem qualquer alteração de plataforma. O programado facelift está nos planos da planta de Taubaté (SP).
Procurada, a Volkswagen do Brasil não confirma as informações e diz que não comenta sobre suas estratégias de mercado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.