Renault começa a vender Captur e mostra novo motor 3-cilindros no Salão
Marca aposta tudo em SUVs reais e "inventados", como o pequeno Kwid
A Renault destina a maior parte de seu estande no Salão do Automóvel de São Paulo para a apresentação de três importantes novidades. E são três SUVs: Captur (médio-compacto), Koleos (grande e luxuoso) e um... inventado -- o hatch altinho Kwid vira "micro-SUV" para a marca.
"O Brasil é estratégico para a Renault, por isso teremos essa ofensiva. Os clientes querem SUV, é sonho de consumo, aspiracional, por isso precisamos de um produto em cada segmento. Com isso, queremos 10% do share do mercado, mas não temos data para isso", revela Olivier Murguet, presidente da Renault para as Américas.
Vale lembrar que em dois anos a participação de SUVs no mercado brasileiro quase dobrou, passando de 8% para 15% do total de carros vendidos.
Tríade
O salão será o marco inicial de pré-venda do Captur, que começa a ser vendido no evento com valores entre R$ 85 mil e R$ 90 mil, mas só chega às lojas oficialmente em fevereiro de 2017 -- o SUV foi visto pela equipe de UOL Carros no último final de semana, durante gravação de comercial.
Produzido no Paraná, será posicionado acima do Duster, terá quatro versões e três configurações mecânicas: 1.6 SCe com câmbio manual, 1.6 SCe com o caixa CVT X-Tronic (a mesma utilizada pela Nissan) e 2.0 com transmissão automática (certamente, a mesma de quatro marchas da picape Duster Oroch).
Entre a lista de equipamentos estão controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente de partida em aclives e declives, quatro airbags e retrovisores elétricos.
Este novo motor 1.6 promete economia de consumo de até 21%, em ciclos médios urbanos, com uso de gasolina, em relação ao 1.6 atual da marca. Depois do Captur, deve se espalhar pelo restante da linha -- nesta caso, porém, vai encarecer as versões em cerca de R$ 600.
De acordo com a Renault, a partir do próximo dia 11 de novembro um hotsite do Captur será lançado para que interessados no modelo possam se cadastrar e conhecer todo o conteúdo disponível no veículo e fazer pré-reservas.
Já o SUV grande Koleos, que UOL Carros conheceu em julho, estreia após o Captur, entre março e abril, por cerca de R$ 180 mil. Grande e imponente, traz motor quatro-cilindros de 2,5 litros e duplo comando de válvulas, que rende 182 cv e 23,7 kgfm de torque (segundo a marca, 90% disponível já a partir de 1.800 rpm). Com tração 4x4 e câmbio CVT Xtronic, pode fazer o 0-100 km/h em menos de 10 segundos.
Por sua vez, o pequeno Kwid será revelado apenas sob formato de protótipo, chamado de Kwid Outsider Concept, e ainda não tem data de estreia definida -- fontes ligadas à marca, porém, garantem que sua chegada deve acontecer no primeiro semestre do ano que vem.
Chamado de "SUV compacto urbano" pela marca, ele se destaca pelo tamanho compacto e estreia a nova plataforma mundial da Renault-Nissan, conhecida como CMF-A. Sabe-se, por enquanto, apenas que o motor será de 1 litro, três cilindros e 82 cv, diferente daquele oferecido pelo Nissan March e que promete economia de até 19% em relação ao atual 1.0.
Renault também afirma que o modelo ficou muito mais seguro e equipado que sua contraparte indiana: "Embora a plataforma seja a mesma para o mundo todo, usamos 20% de base da Índia, mas fizemos outras escolhas nos 80% restante, de acordo com exigências locais mapeadas por nosso Centro de Pesquisa", afirmou Fabrice Cambolive, presidente da Renault Brasil.
Poke... ops, Captur Go!
Além das novidades e da atual gama completa de modelos, o espaço da Renault terá um estúdio para transmissões ao vivo, óculos de realidade virtual e filtros exclusivos para os visitantes que utilizam o Snapchat.
A marca também pega carona em uma febre: visitantes podem baixar um aplicativo com informações dos carros expostos e um jogo chamado "Captur Game", onde o usuário deverá procurar e "capturar" carros virtuais da Renault pelo salão. Tudo como no jogo para celular "Pokémon Go!".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.