T-Cross escala ranking de vendas e cola no Renegade; Onix Plus tem queda
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Encerrados dois terços do mês de fevereiro, o ranking de vendas de carros já começa a se desenhar para o encerramento do período. Como o Carnaval vem aí e no feriado prolongado não há emplacamentos, poucas mudanças devem ocorrer entre os 20 mais vendidos. Os destaques positivos, por ora, são Volkswagen T-Cross e Hyundai HB20. O negativo é o Chevrolet Onix Plus.
Após registrar um janeiro bem ruim, o T-Cross começa a cumprir a curva de avanço esperada com a chegada da versão específica para o público PCD. O HB20, que vinha amargando queda atrás de queda, voltou à posição que vinha ocupando nos últimos anos.
Já o Onix Plus, que teve uma estreia (em novembro) muito forte e passou à vice-liderança mensal a partir de dezembro, agora vê sua participação retroceder bastante. O modelo é o sucessor do Prisma.
Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e foram apurados de 1º a 19 de fevereiro.
T-Cross avança
No fim do ano passado, a Volkswagen anunciou o lançamento de uma versão do T-Cross focada no público PCD. Com preço inferior a R$ 70 mil, e possibilidade de sair por menos de R$ 60 mil com as isenções de IPI e ICMS a que pessoas com deficiência têm direito, o modelo prometia ganhar força para sair da quinta posição que ocupava no ranking de vendas de SUVs compactos.
Em dezembro, já veio a boa notícia para o T-Cross. Ele foi o SUV mais vendido do Brasil, superando o Renegade. Porém, naquele período as entregas da versão PCD ainda não haviam começado. Tanto que, em janeiro, ele caiu para o quarto lugar (atrás do Jeep, do Kicks e do Creta).
Porém, as versões destinadas ao público PCD encomendadas no ano passado agora estão chegando às mãos do cliente. Com isso, o T-Cross deve garantir ao menos o segundo lugar entre os SUVs compactos em fevereiro.
De 1º a 19 deste mês, somou 3.781 unidades vendidas, ante as 4.159 do líder Renegade. O Kicks e o Creta travam boa disputa pelo quarto lugar dos SUVs compactos. Até agora, são 3.294 unidades para o Nissan e 3.282 para o Hyundai.
Entre T-Cross e Kicks no ranking de vendas aparece o Jeep Compass. Porém, este é um SUV médio, não compacto.
HB20 ensaia recuperação
No fim do ano passado, após a chegada da versão reestilizada que a Hyundai chama de nova geração, o HB20 chegou a ocupar a sétima posição do ranking de vendas de carros no Brasil. Em janeiro, houve uma leve recuperação, mas não tão intensa. O hatch foi o quinto mais emplacado.
Agora, pode voltar, ao menos em fevereiro, à posição que ocupava até 2018, a segunda - em 2019, caiu para o terceiro lugar. De 1º a 19 de fevereiro, o HB20 somou 6.234 emplacamentos, ante os 11.794 do líder Onix.
O carro tem pequena vantagem para o terceiro colocado, o Ford Ka, com 5.791 exemplares comercializados. Vantagem que pode ser difícil para o rival do HB20 descontar, por causa do feriado de Carnaval.
Onix Plus perde o ímpeto
Enquanto isso, o vice-líder de dezembro e janeiro é agora apenas o quarto mais vendido. De 1º a 19 de janeiro, o Onix Plus somou 5.594 exemplares emplacados. São quase 200 a menos que o Ka.
As chances de o Onix Plus descontar essa diferença, e pelo menos fechar fevereiro em terceiro lugar, não são tão diferentes das de uma inversão de posições entre Ka e HB20. A razão é simples de explicar.
A Chevrolet tem um bom volume de vendas diretas. E essa modalidade costuma gerar alta soma de emplacamentos especialmente nos últimos dois dias do mês - 27 e 28, no caso de fevereiro, já que 29 é um sábado. O problema para o Onix Plus é que as vendas no atacado do hatch da Ford também são altas.
O mesmo não ocorre com o HB20, carro mais focado no varejo e sem grande índice de vendas diretas - ao menos quando comparado aos outros líderes. Assim, o Hyundai precisa tomar tanto, ou até mais cuidado, que o Ka.
Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.