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Cybertruck: conhecemos a picape excêntrica que tem 1 ano e meio de espera

A Cybertruck, da Tesla, vem causando amor e ódio desde que foi revelada, ainda antes da pandemia. Com linhas para lá de futuristas e muito excêntricas, a picape elétrica finalmente começou a ser entregue a clientes que a reservaram ainda em 2019. Ou seja: estes levaram quase cinco anos para poder ter os produtos.

Muitos consideram o desenho tão arrojado que chega a ser feio. Mas, apesar dos "haters", a Cybertruck faz sucesso: vende bem e atiça a curiosidade da maioria.

Visitei uma concessionária Tesla em Chicago (EUA), na Rush Street. A revenda está nos dois quarteirões da rua que concentram autorizadas das mais luxuosas marcas do mundo - como Lamborghini, Rolls-Royce e Maserati.

Trata-se de uma região conhecida como Gold Coast, e concentra clientes com o mais alto poder aquisitivo de Chicago. Além de carros, há lojas de marcas de extremo luxo de outros setores, como moda, joias e móveis - entre elas Chanel, Cartier e Van Cleef & Arpels. E, mesmo com todas essas atrações, havia fila conhecer os detalhes da Cybertruck.

A fila de espera pelo produto também é longa. Quem encomenda a Cybertruck agora deve recebê-la no prazo de um ano e meio. Essa é a informação transmitida pela consultora de vendas especializada na picape da concessionária Tesla Gold Coast.

Preços da Cybertruck

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Imagem: Divulgação

Algumas empresas, no entanto, vão trazer a Cybertruck ao País por meio de importação independente. Nessa modalidade, o valor da picape ultrapassa R$ 1 milhão - mais alto que o de qualquer outro produto da categoria disponível no mercado brasileiro.

Detalhes da picape da Tesla

A versão exposta na Tesla Gold Coast é a AWD, com dois motores elétricos, um em cada eixo. Trata-se da intermediária, pois há ainda a "Cyberbeast", com três propulsores. A de entrada, por sua vez, traz apenas um (tração traseira).

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Imagem: Divulgação

As duas versões mais caras têm capacidade de carga de 1.100 kg, de acordo com a Tesla. Já a de reboque é de nada menos que 5.000 kg. Entre os destaques há a imensa caçamba, cuja tampa traz abertura elétrica.

Interior

Elétrica também é a abertura das quatro portas, feita por meio de toque em um botão - como no BMW i7, por exemplo. Com teto rebaixado, a Cybertruck é uma espécie de picape cupê, e se destaca pelo espaço interno - que já é muito bom na maioria dos Tesla e acima da média nesse novo modelo.

Os passageiros do banco de trás têm à disposição uma tela para comandar funcionalidades como ar-condicionado e sistema de mídia. Outro destaque fica por conta do teto panorâmico.

Os Tesla têm interior minimalista, e o da Cybertruck é ainda mais. A parte da frente da cabine traz o volante multifuncional, um console suspenso (com porta-copos e porta-objetos) e uma imensa tela sensível ao toque. E é basicamente isso.

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Imagem: Divulgação

Também por meio do multimídia o cliente pode comprar funcionalidades para o próprio carro, como diferentes níveis de assistência para o semiautônomo de condução Auto Pilot. Tudo é feito por meio da conta Tesla do proprietário.

Entregas suspensas

O início das entregas da Cybertruck atrasou bastante. Foi uma verdadeira novela. Agora, esta pode ganhar um novo capítulo, com risco de aumento no período de espera para proprietários que estão adquirindo agora a picape - além do um ano e meio informado na concessionária Tesla Gold Coast.

A montadora decidiu nesta terça-feira (16) suspender provisoriamente as entregas da Cybertruck. Desde que o modelo chegou às ruas, há relatos de clientes sobre problemas como ferrugem ao tomar chuva e autonomia menor que a divulgada.

Mas o que levou à suspensão foram as recentes queixas de usuários do X (ex-Twitter), rede social que pertence a Elon Musk, dono da Tesla. A principal é em relação à falha no pedal do acelerador da Cybertruck.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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