Topo

Infomoto

Moto usada: 5 dicas para não ser enganado em compras pela internet

Classificados online têm boas oportunidades de negócios, mas é preciso ter alguns cuidados na negociação - Campaign Creators/Unsplash
Classificados online têm boas oportunidades de negócios, mas é preciso ter alguns cuidados na negociação Imagem: Campaign Creators/Unsplash

Colunista do UOL

17/01/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As plataformas de classificados online são atualmente uma das maneiras mais fáceis de procurar a tão desejada moto. Seja para um modelo novo ou usado, é possível encontrar bons negócios.

Apesar das oportunidades na internet, é preciso ficar atento, para não cair em golpes e nem ser enganado. "Basta seguir alguns cuidados na negociação e se manter alerta durante todo o contato, evitando conversas com terceiros ou ofertas muito baratas, por exemplo", alerta Flávio Passos, VP de Autos e Comercial da OLX, plataforma de compra e venda online de veículos.

Com a ajuda da OLX e outros especialistas do setor, elaboramos algumas dicas de segurança para você comprar ou trocar sua moto; confira.

Quando o milagre é demais...

O santo desconfia. Desconfie se a moto estiver em perfeito estado, porém com valor muito abaixo do mercado. Tenha cuidado com anúncios que prometem muitas facilidades, como frete grátis para a entrega do veículo.

Fique atento se o vendedor alegar que ganhou a moto em uma promoção/sorteio, que é ex-funcionário de uma empresa, ou se diz trabalhar nas fábricas de motocicletas e, por isso, conseguiu a moto mais barata. Prefira também negociar sempre pelo chat da plataforma, concentrando a conversa em um único canal.

Pesquise sobre a moto

Certifique-se de que o vendedor é o proprietário legítimo do veículo. É possível verificar se o documento da moto é verdadeiro entrando em contato com o Detran do seu estado.

consulta online - Infomoto - Infomoto
Pelo número do Renavam ou da placa é possível verificar se a moto tem multas ou débitos
Imagem: Infomoto

Aproveite também para verificar, pelo número do Renavam, se o veículo tem multas e IPVA pendentes. O Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) vem impresso no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), ou no documento de Transferência.

Seja cuidadoso com contratos de consórcios e prestações. Pesquise a documentação e o histórico da empresa envolvida na negociação.

Só negocie com o proprietário

A opção mais segura é realizar toda negociação com o vendedor do veículo. Desconfie de vendedores que dizem estar apenas intermediando a negociação e não estão presentes no momento de visita/concretização da venda. Fique atento e desconfie se o vendedor estiver muito apressado, nervoso ou impaciente para fechar o negócio.

Segunda opinião

Ao identificar uma motocicleta de seu interesse, peça uma segunda opinião a pessoas de sua confiança e, se possível, alinhe com o proprietário uma revisão com um mecânico de confiança antes de efetuar qualquer pagamento.

Cuidados ao fechar negócio

moto usada - Infomoto - Infomoto
Não faça pagamentos na conta de terceiros ou sem antes ver a moto pessoalmente
Imagem: Infomoto

Evite realizar qualquer tipo de depósito antecipado (pagamento de entrada) sem antes ver o veículo pessoalmente, conferir se está em bom estado e com todos os acessórios anunciados; se estiver negociando com concessionária ou alguma loja, não faça pagamentos para contas de pessoas físicas.