Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Peugeot Expert e Boxer terão novos motores para atenderem regra de emissões

Peugeot Expert 1 - Divulgação
Peugeot Expert 1
Imagem: Divulgação

Colunista do Uol

31/01/2022 09h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Peugeot substituirá os motores 1.6 do Expert e o 2.0 do Boxer devido aos novos protocolos de emissões do programa Proconve L-7. O VUL menor, fabricado no Uruguai, terá motor 1.5 turbo diesel, e o maior, produzido na Europa, contará com o 2.2 turbo diesel.

Com a troca de motores, ambos os modelos terão uns cavalos de potência a mais.

O Peugeot Expert receberá o motor 1.5 turbo diesel com 120 cv de potência a 3.500 rpm, com torque de 30,6 kgfm a 1.750 rpm. Ele será ligado a um câmbio manual de seis marchas e contará com tanque para Arla, com capacidade de 18,7 litros. O sistema é chamado de AdBlue.

Além da nova motorização, o furgão recebeu novo sistema Stop&Start, com desligamento e acionamento automático do motor para maior economia de combustível.

Com o motor 1.5 turbo diesel, a média de consumo na cidade é de 12,4 km/l e na estrada pode chegar a 11,9 km/l. Apurei que a marca estima uma autonomia de 1.000 quilômetros. O motor 1.5 terá nota A no sistema de etiquetagem do Inmetro.

O Expert será vendido nas versões Cargo e Vitré, que estarão disponíveis nos próximos dias, e também na Minibus 10+1, que começará a ser vendido em abril.

O Peugeot Expert será comercializado nas cores Branco Banquise e Prata Aluminium. As mudanças também valerão para o Citroën Jumpy.

Já o Boxer receberá o novo motor 2.2 turbo diesel, com 140 cv de potência a 3.750 rpm e torque de 34,7 kgfm a 2.000 rpm. O câmbio será o manual de seis marchas. Assim como o Expert, o motor do Boxer também terá sistema Stop&Start para economia de combustível e tanque para Arla com capacidade de 19,5 litros.

O Peugeot Boxer terá média de 10 km/l rodando em trajeto urbano e 9,9 km/l rodando circuito rodoviário. O motor 2.2 turbo diesel recebeu nota "B" no programa de consumo do Inmetro.

O Peugeot Boxer será vendido nas versões Cargo L3H2, para habilitados com carteira na categoria "B", e no furgão L3H2, para condutores com CNH "C". As versões para transporte de carga estarão disponíveis nas próximas semanas. Além delas, o Boxer 2022 terá versão Minibus 15+1 que começará a ser vendida em abril.

O Boxer 2022 será comercializado somente na cor Branco Icy. As mudanças também serão compartilhadas com o Citroën Jumper.