Fiat Titano não será líder das picapes, apesar dos preços competitivos
Com meta de vender mil unidades da nova Titano mensalmente, a Fiat não tem pretensão de roubar vendas da líder Hilux.
Com S10 e Ranger se revezando na segunda e na terceira posições, é no quarto lugar que a picape média italiana quer figurar.
Com preços bem competitivos, menores do que os da maioria das picapes médias com carroceria sobre chassi, a Titano poderá facilmente ocupar o lugar disputado hoje por Frontier, L200 e Amarok.
Atualmente, a Fiat tem mais de 520 concessionárias para vender e realizar o pós-venda dessas mil unidades estimadas. Cada uma teria de vender apenas duas unidades por mês, o que deverá ser feito facilmente.
Conhecida por sua política agressiva de preços para vendas diretas, a Fiat já oferece descontos de 10% para clientes CNPJ e produtores rurais para as três versões da Titano. Em feiras agrícolas que serão realizadas ao longo do ano no Brasil, o desconto chegará a 14%.
Considerando, o abatimento de 10%, a Fiat Titano será vendida por R$ 197.990 na versão Endurance, R$ 215.990 na Volcano e por R$ 233.990 na topo de gama Ranch. E não há dúvidas de que o grosso das vendas será na comercialização direta.
A Fiat Titano cativa é pelo bolso e, considerando o que ela oferece de série, os valores acabam sendo honestos quando ela é comparada com a concorrência.
Os cinco anos de garantia total também são um ponto positivo para a picape.
Equipamentos
A Fiat Titano não se destaca em equipamentos, mas, levando mais uma vez seu posicionamento de preços, a lista está em paridade com a realidade do mercado.
Desde a versão de entrada, ela vem equipada com seis airbags, controles de tração e estabilidade, ar-condicionado, direção hidráulica, sistema de som e volante multifuncional, dentre outros itens.
Voltada para o trabalho, a versão de entrada tem assoalho revestido em vinil.
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Quero receberJá versão Volcano agrega central multimídia, rodas de liga leve e câmbio automático. Por sua vez, a topo de gama Ranch fica um pouco mais sofisticada com ar-condicionado digital, sensores de chuva e crepuscular.
No entanto, a picape fica devendo itens de tecnologia ADAS: o único assistente à condução disponível é o alerta de saída de faixa, de série na Titano Ranch. Nem mesmo como opcional ela pode ficar mais equipada.
Em relação à motorização, a Titano também fica atrás de Hilux, S10 e Ranger. O motor 2.2 Turbodiesel entrega 180 cv de potência e o torque muda de acordo com o câmbio: com o automático de seis marchas são 40,8 kgfm, já com o manual, de também de seis, ele fica em 37,7 kgfm.
A Titano sente falta de fôlego e seu desempenho deixa a desejar. Ele até dá conta do recado, mas, quando se pisa no acelerador, você espera por algo mais que não virá. Ao acionar a tecla Sport no câmbio, ela fica um pouco mais arisca, mas o motor grita, já que as marchas são trocadas em rotações mais altas. Por outro lado, o consumo é sacrificado.
Pelo menos 90% do torque estão disponíveis abaixo dos 2.000 rpm, o que a deixa mais ágil em baixas rotações.
Já em movimento, a Fiat Titano é uma picape à moda antiga e ela pula bem mesmo em asfalto liso. A direção trepida bastante e o conforto não é dos melhores. Mas o comprador de picape acaba se acostumando. A calibragem da suspensão foi feita para ela não quebrar e isso cobra seu preço, deixando a desejar no conforto.
Ao andar na terra, a Fiat Titano fica divertida e a trepidação diminui bem. Ela fica mais à vontade em vias não pavimentadas, mostrando desenvoltura no off-road.
Mas, para alçar voos mais altos, a Titano precisa evoluir em motorização e também no conjunto de suspensão.
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