Melhor Renault nacional, novo Kardian encara Pulse e Nivus; veja suas armas
A Renault acaba de lançar uma plataforma inédita no Brasil, novos motores e câmbio para atuar em segmentos mais rentáveis do mercado.
A mudança da marca francesa começa pelo Kardian, SUV compacto que pode ser considerado um dos melhores Renault já produzidos no Brasil.
Não há como negar a importância de Logan, Sandero e Duster, que deram volume de vendas para a Renault.
Mas, com o tempo, eles foram ficando cada vez mais apagados em seus segmentos - com exceção do Duster, que ainda mantém bons números de vendas.
A Renault precisava dar uma sacudida na poeira e mostrar que sabe fazer bons carros. O novo momento no Brasil é representado com a chegada da nova plataforma Renault Group Modular Plataform (RGMP).
Estreando no Kardian, a nova arquitetura dará origem aos outros produtos da marca na América Latina. O próximo chegará em 2025: um segundo SUV, para atuar no segmento "C", posicionado acima do Kardian e do Duster.
Mas vamos falar do Kardian, o SUV de entrada da Renault que tem tudo para incomodar os rivais Fiat Pulse e Volkswagen Nivus.
As linhas são modernas e o design, brasileiro. Apesar de manter o monobloco que remete ao Dacia Stepway, as soluções visuais da frente e da traseira conseguiram deixar o Kardian com presença, distanciando-o bem do primo romeno.
O capô bem paralelo ao chão e a frente mais alta o deixa com porte mais robusto. O conjunto ótico duplo é iluminado por luzes de LED que, desde a versão de entrada, dão um charme na dianteira do Kardian. Falando nos faróis, eles são bem eficientes rodando à noite.
O Kardian de entrada tem rodas de aço de 16 polegadas e as duas versões seguintes são equipadas com opções de liga leve de 17 polegadas.
As barras de teto são funcionais, podendo levar até 80 quilos, e podem ser posicionadas nas posições transversal e longitudinal.
Na traseira, as lanternas em "C" e a tampa do porta-malas com vincos bem acentuados compõem um belo visual no SUV.
Por dentro, o Kardian tem todos os comandos ao alcance dos olhos e das mãos do condutor. É um carro que tem boa ergonomia.
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Quero receberOs bancos dianteiros apoiam bem as pernas e as costas dos ocupantes. Atrás, o assento suporta bem as pernas, mas, no meio, levar um adulto, só em viagens mais curtas.
As linhas do painel são modernas e, apesar de abusar dos plásticos rígidos, o painel e revestimentos de portas são bem montados. A escorregada é o acabamento das portas traseiras ser simplificado em relação ao das portas dianteiras.
O Renault Kardian deve conquistar mesmo é pelo conjunto mecânico. O motor 1.0 turbo tlex com 125 cv de potência e torque de 22,4 kgfm, ligado ao câmbio automatizado de dupla embreagem, deixa a condução do SUV prazerosa.
90% do torque disponíveis a 1.750 rpm deixam o SUV esperto no trânsito urbano, permitindo boa desenvoltura no trajeto rodoviário.
O Kardian é bom em aceleração e retomadas de velocidade.
A boa suspensão do SUV é ponto positivo, apesar do rodar mais firme, ela foca o conforto dos ocupantes, mesmo em pistas não pavimentadas.
No posto de comando, o Kardian comprova mais uma vez que é o melhor Renault já fabricado no Brasil.
Os preços de R$ 112.790 para a versão Evolution, deR$ 122.990 para a Techno e de R$ 132.790 para a topo de gama Première Edition colocam a novidade em posição competitiva frente aos dois rivais.
A lista de itens de série é boa: o SUV de entrada tem ar-condicionado digital, direção elétrica, faróis de LED, seis airbags, controles de tração e estabilidade e central multimídia, dentre outros itens.
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