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Melhor Renault nacional, novo Kardian encara Pulse e Nivus; veja suas armas

A Renault acaba de lançar uma plataforma inédita no Brasil, novos motores e câmbio para atuar em segmentos mais rentáveis do mercado.

A mudança da marca francesa começa pelo Kardian, SUV compacto que pode ser considerado um dos melhores Renault já produzidos no Brasil.

Não há como negar a importância de Logan, Sandero e Duster, que deram volume de vendas para a Renault.

Mas, com o tempo, eles foram ficando cada vez mais apagados em seus segmentos - com exceção do Duster, que ainda mantém bons números de vendas.

Renault Kardian Première Edition custa R$ 132.790
Renault Kardian Première Edition custa R$ 132.790 Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A Renault precisava dar uma sacudida na poeira e mostrar que sabe fazer bons carros. O novo momento no Brasil é representado com a chegada da nova plataforma Renault Group Modular Plataform (RGMP).

Estreando no Kardian, a nova arquitetura dará origem aos outros produtos da marca na América Latina. O próximo chegará em 2025: um segundo SUV, para atuar no segmento "C", posicionado acima do Kardian e do Duster.

Mas vamos falar do Kardian, o SUV de entrada da Renault que tem tudo para incomodar os rivais Fiat Pulse e Volkswagen Nivus.

Renault Kardian 2025 tem motor turbo que entrega 125 cv de potência
Renault Kardian 2025 tem motor turbo que entrega 125 cv de potência Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

As linhas são modernas e o design, brasileiro. Apesar de manter o monobloco que remete ao Dacia Stepway, as soluções visuais da frente e da traseira conseguiram deixar o Kardian com presença, distanciando-o bem do primo romeno.

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O capô bem paralelo ao chão e a frente mais alta o deixa com porte mais robusto. O conjunto ótico duplo é iluminado por luzes de LED que, desde a versão de entrada, dão um charme na dianteira do Kardian. Falando nos faróis, eles são bem eficientes rodando à noite.

Renault Kardian tem quadro de instrumentos digital e central multimídia de série nas três versões
Renault Kardian tem quadro de instrumentos digital e central multimídia de série nas três versões Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O Kardian de entrada tem rodas de aço de 16 polegadas e as duas versões seguintes são equipadas com opções de liga leve de 17 polegadas.

As barras de teto são funcionais, podendo levar até 80 quilos, e podem ser posicionadas nas posições transversal e longitudinal.

Na traseira, as lanternas em "C" e a tampa do porta-malas com vincos bem acentuados compõem um belo visual no SUV.

Por dentro, o Kardian tem todos os comandos ao alcance dos olhos e das mãos do condutor. É um carro que tem boa ergonomia.

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Os bancos dianteiros apoiam bem as pernas e as costas dos ocupantes. Atrás, o assento suporta bem as pernas, mas, no meio, levar um adulto, só em viagens mais curtas.

As linhas do painel são modernas e, apesar de abusar dos plásticos rígidos, o painel e revestimentos de portas são bem montados. A escorregada é o acabamento das portas traseiras ser simplificado em relação ao das portas dianteiras.

Renault Kardian tem 2,60 metros de distância de entre-eixos
Renault Kardian tem 2,60 metros de distância de entre-eixos Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O Renault Kardian deve conquistar mesmo é pelo conjunto mecânico. O motor 1.0 turbo tlex com 125 cv de potência e torque de 22,4 kgfm, ligado ao câmbio automatizado de dupla embreagem, deixa a condução do SUV prazerosa.

90% do torque disponíveis a 1.750 rpm deixam o SUV esperto no trânsito urbano, permitindo boa desenvoltura no trajeto rodoviário.

O Kardian é bom em aceleração e retomadas de velocidade.

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A boa suspensão do SUV é ponto positivo, apesar do rodar mais firme, ela foca o conforto dos ocupantes, mesmo em pistas não pavimentadas.

No posto de comando, o Kardian comprova mais uma vez que é o melhor Renault já fabricado no Brasil.

Os preços de R$ 112.790 para a versão Evolution, deR$ 122.990 para a Techno e de R$ 132.790 para a topo de gama Première Edition colocam a novidade em posição competitiva frente aos dois rivais.

A lista de itens de série é boa: o SUV de entrada tem ar-condicionado digital, direção elétrica, faróis de LED, seis airbags, controles de tração e estabilidade e central multimídia, dentre outros itens.

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Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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