Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fiat finaliza testes de SUV cupê que estreia em 2022; veja o que já sabemos

Flagra Fiat SUV Cupê - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Flagra Fiat SUV Cupê Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Colunista do UOL

24/01/2022 13h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Celebrando os bons números de 2021, a Fiat prepara mais novidades para 2022. A marca da Stellantis aumentará a oferta da transmissão CVT, lançará novas versões para carros de sua gama atual e também terá dois novos modelos. Um deles é o SUV cupê que compartilha a plataforma MLA com o Pulse.

Ainda chamado de Projeto 376, o SUV terá a carroceria cupê como o Volkswagen Nivus. Maior que o Pulse, o segundo SUV Fiat terá comprimento na casa dos 4,36 metros e largura perto dos 1,72 m. Apesar do maior tamanho, o entre-eixos deverá ser o mesmo 2,53 m do irmão.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Devido ao maior peso, o SUV do Projeto 376 terá cubo de roda de cinco furos. Mas manterá os freios a disco só na dianteira, assim como o Pulse.

De lado, o Fiat SUV cupê compartilhará a mesma identidade visual com o Pulse, mantendo inclusive as mesmas portas dianteiras - as de trás, em função da caída do teto, terão desenho exclusivo.

O SUV cupê manterá a mesma estrutura dianteira do Pulse, compartilhando para-lamas e capô. Para-choque e faróis devem ser exclusivos para dar uma "cara" nova ao segundo SUV Fiat.

Fiat SUV Cupê - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Flagra novo SUV Fiat Cupê
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Na traseira, o SUV terá a tampa do porta-malas com abertura idêntica ao do concorrente VW Nivus. Ainda não há números oficiais, mas pode-se esperar que o porta-malas tenha capacidade acima dos 500 litros.

Motores

O SUV do Projeto 376 contará com os motores 1.0 T200 ligado ao câmbio CVT que simula sete marchas virtuais e o 1.3 T270 sempre ligado ao câmbio automático de seis marchas.

O 1.0 Turbo Flex batizado de T200 tem potência de 125 cv a 5.750 rpm e torque de 20,4 kgfm a 1.700 rpm quando abastecido com gasolina. Com etanol, a potência passa para 130 cv a 5.750 rpm e torque de 20,4 kgfm a 1.700 rpm.

Já o motor 1.3 T270 Flex com potência de 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol, já o torque é de 27,5 kgfm. O propulsor será ligado somente ao câmbio automático de seis velocidades.

Na parte de segurança, o SUV cupê seguirá o irmão Pulse e manterá os quatro airbags de série. Freios ABS, controles de tração e estabilidade completam a lista.

Já em versões mais caras, o novo SUV Fiat terá tecnologias ADAS que incluem AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de mudança involuntária de faixa) e AHB (Comutação automática de farol alto).

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.