Topo

Minas Gerais

11 ótimos motivos para curtir o Carnaval em BH

Bloco Sagrada Profana abriu o Carnaval de Belo Horizonte em 2018 - Marcus Desimoni/Nitro/UOL
Bloco Sagrada Profana abriu o Carnaval de Belo Horizonte em 2018 Imagem: Marcus Desimoni/Nitro/UOL

Luiza Sahd

Colaboração para o UOL

07/02/2018 04h00

Você já ouviu falar que o Carnaval de Belo Horizonte é um dos melhores do Brasil, mas ainda não conferiu a festa com seus próprios olhos -- e gingado no corpo? Aqui, reunimos 11 excelentes razões para você se apaixonar pela folia de rua de uma das cidades mais acolhedoras e interessantes do país.

1. Paisagem

O nome "Belo Horizonte" não é simples obra do acaso. A capital tem um céu incrível, monumentos históricos impressionantes, muitas cores e paisagens que não vão passar batidas pelos seus olhos -- mesmo que você esteja com um olho no horizonte e outro no crush do seu lado durante a festa. 

 

2. Clima

O Carnaval é um momento perfeito para sentir calor na pele e usar quase nada de roupa, mas o clima em Belo Horizonte é um pouco mais ameno do que em outras capitais do samba como Rio, Salvador ou Recife. Isso dito, não podemos esquecer do clima mais importante de todos: o de paquera e azaração!

 

3. Pessoas

A simpatia do povo mineiro é sem dúvidas um dos maiores atrativos do carnaval na cidade. Quando você pensa que não, já agarrou uma prosa, virou amigo de infância, pegou dicas preciosas de festas e passeios… Enfim, se apaixonou, né? Quem não gosta dos mineiros bom sujeito não é!

 

4. Comida

Invejosos dirão que a melhor comida do Brasil é a da sua própria região, mas a comida mineira é comovente de tão boa. Para forrar o estômago entre um bloco e outro, as opções vão muito além do pãozinho de queijo (mas é sempre bom tomar cuidado para não se empolgar demais com o torresminho e o feijão tropeiro antes de sair sambando no sol).

 

5. Música

O Carnaval de rua de Belo Horizonte não vem só do improviso. A tradição musical fortíssima de Minas Gerais mostra sua magia nas bandas que agitam a galera pelas ruas de todas as zonas da cidade, sempre ensaiadíssimas, animadíssimas, impecáveis. Ouvir música de má qualidade não é uma constante na festa mineira. Ufa!

 

6. Diversidade

A folia de BH tem espaço para todos: os blocos não parecem panelinhas de tribos urbanas -- e é lindo de ver como a cidade conseguiu dar conta de criar festas para pessoas de todos os estilos e idades. Carão aqui não tem vez.

 

7. Segurança

Uma das grandes preocupações de quem sai para pular Carnaval é querer voltar para casa inteiro, apesar da farra. Em Belo Horizonte, os blocos dão show de organização e segurança, o que faz com que a gente possa realmente se dedicar ao que importa: diversão, ousadia & alegria.

 

8. Cores

Muitos blocos de BH tem suas propostas próprias de cores e fantasias, o que torna tudo mais divertido. Durante os dias de festa, o pessoal abraça de verdade as ideias dos bloquinhos e se produz com fantasias que vão do singelo à superprodução, mas sempre com uma coisa em comum: engajamento real e empolgação.

 

9. Sossego

Se você ama carnaval mas não curte muito a ideia de se perder em muvucas, Belo Horizonte é a sua cidade para cair no samba: aqui, as opções de festa são muitas e alguns blocos menores e locais são verdadeiros oásis de tranquilidade, gente simpática e música boa.

 

10. Um mundo de opções

Ah, você gosta de festa 24/7? Tem também. O Carnaval mineiro não se resume aos blocos. Em Belo Horizonte, você consegue sair da farra de rua (geralmente diurna) e embarcar em bailes noturnos que só têm hora para começar.

 

11. Sotaque

Não dá para falar de Belo Horizonte sem falar do sotaque mineiro. Ele vai te cativar a cada minuto do passeio e o grande risco é o de que você volte para casa falando o português certim, que é o de Minas Gerais <3