Erro bobo pode te derrubar: os 5 alertas que um médico de PS deu à filha


Colaboração para VivaBem
28/04/2025 05h30
Uma jovem jornalista dos Estados Unidos compartilhou em sua coluna na revista Fortune os conselhos que seu pai, médico experiente em atendimentos no pronto-socorro, nunca a deixava esquecer.
Os conselhos diários
Alexa Mikhail viralizou ao publicar a história de sua família. A jornalista, especializada em conteúdos de saúde e bem-estar, explicou que seu pai dizia a mesma coisa toda vez que ela ia sair de casa. Michael Mikhail, atualmente aposentado, trabalhou em um hospital em Ann Arbor, no estado do Michigan.
Antes de sair para a escola, para uma festa do pijama com um novo amigo ou para o treino de futebol, meu pai, médico do pronto-socorro, me lembrava desta sigla: S.S.A. Era um lembrete para permanecer segura [primeiro S da sigla, de "safe" em inglês], inteligente [segundo S, de "smart"] e consciente [A, de "aware"].
Alexa Mikhail
A jovem diz que, como especialista na emergência, o pai havia testemunhado como hábitos "aparentemente insignificantes" e erros "bobos" geralmente são as causas de sérios transtornos. Alexa conta que os diálogos com o pai a encorajaram a pensar em diferentes maneiras de proteger a própria saúde diariamente. "Decidi compartilhar um pouco da sua sabedoria mais específica, adquirida durante suas longas noites no setor de traumatologia", escreveu. Confira abaixo os 5 principais alertas listados por ela:
1) Corte as uvas ao meio
Segundo Alexa, este é um conselho voltado principalmente aos pais de crianças pequenas. Ela cita que milhares de crianças são levadas ao pronto-socorro todos os anos por engasgo relacionado à alimentação. A uva aparece como causadora de boa parte destes acidentes.
A dica de segurança de Mikhail visa evitar o risco de obstrução das vias aéreas. "É melhor cortar uvas ao meio e até em quartos para as crianças menores", disse o médico à coluna da filha. "Crianças —e também já vi isso acontecer em adultos— podem inalar [o pedaço de uva] sem mastigar adequadamente", explicou. Também conhecida como aspiração, a inalação de um alimento ocorre quando comida, líquidos ou outros objetos entram nas vias aéreas em vez de ir para o estômago.
2) Não use os 2 fones de ouvido enquanto caminha
Conforme o alerta de Mikhail, há riscos importantes quando alguém sai na rua usando fone nos dois ouvidos. O cancelamento do ruído proporcionado por alguns dispositivos ou mesmo o som alto podem limitar a capacidade da pessoa de notar um motociclista, ou ouvir uma buzina, por exemplo. "Para quem costuma caminhar por ruas movimentadas ou ir ao trabalho a pé [...], é importante estar atento ao que acontece ao seu redor", completa Alexa.
"Esses acessórios [os fones de ouvido] alteram seus sentidos e aumentam o risco de lesões", alerta Mikhail, que aconselha usar o fone somente em um dos ouvidos quando estiver na rua.
3) Zero cama elástica
Este é um conselho que pode chatear algumas pessoas, especialmente as crianças. Segundo Alexa, as camas elásticas são responsáveis por lesões consideradas evitáveis.
Por julgar as medidas de segurança como ineficazes, a Academia Americana de Pediatria desencoraja o uso do aparelho, ressalta a dupla. "As camas elásticas são uma das atividades de lazer mais perigosas, responsáveis por muitos ferimentos devastadores, incluindo fraturas, lesões na cabeça e até mesmo lesões na medula espinhal [estrutura localizada no interior da coluna vertebral, parte do sistema nervoso central]", diz o médico. "Não se deixe enganar por aquelas [camas elásticas] com redes do lado de fora [que visam] evitar que você caia. Elas não protegem contra as lesões mais preocupantes".
4) Evite as lambidas do seu pet
Apesar de serem carinhosos com seus donos, os animais de estimação podem levar bactérias e parasitas. Segundo Mikhail, os microorganismos que vivem na boca dos animais, como vermes intestinais, são "difíceis de tratar" caso um humano seja infectado por eles.
O médico também aconselha evitar se aproximar de animais de estimação desconhecidos. "O problema é que, como médicos de pronto-socorro, às vezes vemos o pior do pior. Mordidas de animais em abraços indesejados podem levar a ferimentos graves e desfigurantes", diz Mikhail. Portanto, nada de apertar ou provocar o pet alheio.
5) Em cenários específicos, use sapatos aderentes
Em lugares como o gelado estado do Michigan, a neve pode causar sérios acidentes. Quando você sabe que ficará em um clima frio por um longo período, é fundamental usar sapatos confortáveis e com proteção na sola para não escorregar. "Meu pai se lembra de ver uma onda de pessoas no pronto-socorro com pulsos e tornozelos quebrados por escorregar, especialmente no dia seguinte a uma tempestade de neve ou uma nevasca", escreve Alexa. O alerta sobre escorregões na neve vale pouco para a realidade brasileira, mas o cuidado com calçados em áreas escorregadias, como cachoeiras, é válido por aqui também.
Embora acidentes aconteçam, e você não queira viver com medo, meu pai médico diz que é melhor lembrar da [sigla] S.S.A. para ter mais controle sobre sua saúde e bem-estar com pequenas mudanças de hábitos.
Alexa Mikhail