Quem deve tomar vacina de dengue no SUS? Crianças de 10 a 14 já podem em SP

As crianças de 10 a 14 anos são o público-alvo da campanha de vacinação contra a dengue em 2024. O grupo concentra o maior número de hospitalizações, depois de pessoas idosas, e deve receber duas doses pelo SUS (Sistema Único de Saúde) — o intervalo entre elas é de 3 meses.

A distribuição de vacinas começou por 686 municípios com mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão da dengue e com maior predominância do sorotipo DENV-2 (a dengue tem quatro sorotipos). Consulte o site da prefeitura da sua cidade para saber mais.

O Ministério da Saúde havia priorizado crianças de 10 a 11 anos, mas ampliou a faixa etária diante da baixa procura, por isso é importante que pais e responsáveis levem seus filhos.

Os idosos e crianças menores de 10 anos ainda não entraram no grupo prioritário de SUS, mas podem tomar a vacina —testada e aprovada para pessoas de 4 a 60 anos— na rede particular. Duas doses custam de R$ 780 a R$ 980, mas estão em falta em diversos laboratórios, clínicas e farmácias.

Vacina liberada na cidade de São Paulo

Na cidade de São Paulo, todas as crianças dessa idade já podem tomar a vacina nas 471 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), AMAs/UBSs integradas.

  • UBS: de segunda a sexta-feira das 7h às 19h
  • AMA e UBS integrada: de segunda a sábados das 7h às 19h

Antes, as doses estavam disponíveis apenas para moradores ou estudantes das regiões de Itaquera e Vila Jaguara, locais com maior número de casos absolutos e taxa de incidência da doença. A prefeitura chegou a dizer que a vacina seria aplicada nas escolas, mas mudou a orientação.

Mais informações sobre o calendário de vacinação estão disponíveis na página da prefeitura.

Continua após a publicidade

Quais documentos é necessário levar

  • A criança precisa estar acompanhada de um responsável
  • Portando documento de identidade, cartão de vacina e comprovante de residência ou escolar

Quem não pode ser vacinado?

  • Quem estiver com dengue, suspeita da doença ou pegou dengue num prazo de seis meses (é necessário esperar seis meses para tomar a vacina, de acordo com o Ministério da Saúde)
  • A pessoas que tenham demonstrado hipersensibilidade à dose anterior da vacina
  • Imunossuprimidos

Explosão de dengue no Brasil

O Brasil vive uma explosão no número de casos de dengue: mais de 1,8 milhão de registros prováveis.

Continua após a publicidade

A alta incidência da doença fez 11 estados decretarem situação de emergência.

O Ministério da Saúde diz ter comprado todo estoque disponível de vacinas contra a dengue em 2024 e 2025. O laboratório tem uma produção limitada de doses. A única vacina aprovada no país é a Qdenga, da empresa japonesa Takeda Pharma.

A dengue no Brasil está ficando mais grave. Nos últimos dez anos, houve uma mudança de padrão. Além da altas nos casos, nota-se um aumento da gravidade da doença e de hospitalizações, de acordo com a Fiocruz Minas.

As mudanças climáticas podem ajudar a explicar isso: com o aumento da temperatura global, propicia-se um ambiente mais favorável à proliferação do mosquito.

Como as doses preveem intervalo de 3 meses, a proteção deve funcionar apenas para uma próxima epidemia.

Fique atento aos sintomas da dengue

  • Febre alta;
  • Dor no corpo e nas articulações;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Mal-estar;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.
Continua após a publicidade

Em caso de sintomas, procure uma UBS e não use remédio sem orientação.

Acabe com focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti. Elimine qual local que posso armazenar água: mantenha a caixa d'água fechada, calhas limpas, pratos das plantas com areia, piscinas tratadas, vire garrafas e pneus, fique de olho em recipientes e cuide do lixo.

Use repelente.

Deixe seu comentário

Só para assinantes