Entenda condição que fez Arnold Schwarzenegger se tornar 'mais máquina'

"Fiz uma cirurgia para me tornar um pouco mais máquina", disse Arnold Schwarzenegger, 76, no podcast Arnold's Pump Club. O ator colocou um marca-passo e afirmou estar se sentindo como o ciborgue Terminator, seu personagem na franquia "O Exterminador do Futuro".

Schwarzenegger nasceu com uma condição chamada válvula aórtica bicúspide, e já passou por algumas cirurgias para substituir a válvula do coração.

"Recebi muitas mensagens e emails de pessoas que nasceram com válvula aórtica bicúspide, como eu, me dizendo que falar sobre minhas cirurgias de substituição de válvula lhes deu coragem e esperança para lidar com os seus próprios desafios", disse o ator no podcast.

O que é válvula aórtica bicúspide

O coração humano é composto por quatro válvulas: duas do lado esquerdo e duas do lado direito. Elas funcionam como "portas", que abrem e fecham fazendo com que o sangue flua entre os lados.

A válvula aórtica está do lado esquerdo e separa o ventrículo esquerdo da artéria aorta, responsável por levar o sangue para todas as células e órgãos do corpo quando a válvula se abre.

Seta indica válvula aórtica
Seta indica válvula aórtica Imagem: Getty Images

Normalmente, a válvula aórtica possui três divisões e é chamada de tricúspide. Algumas pessoas, entretanto, como é o caso de Arnold Schwarzenegger, nascem com apenas duas divisões, que é o que se chama de válvula bicúspide.

Essa é uma condição genética e hereditária, ou seja, pode estar relacionada a outros familiares que também têm essa alteração. Edmo Atique Gabriel, cardiologista e colunista de VivaBem

Continua após a publicidade

Pacientes com a válvula aórtica bicúspide têm uma incidência maior de dilatação da aorta, o que é chamado de aneurisma, além de uma disfunção da válvula, aumentando o risco de insuficiência cardíaca.

A gente fica mais vigilante nas pessoas que têm válvula aórtica bicúspide, acompanhando pelos exames ecocardiográficos e clínicos para verificar se há sinais de vazamento dessa válvula ou insuficiência aórtica, e se existe uma propensão para a formação de aneurisma de aorta. Isso para verificar se há necessidade fazer uma cirurgia. Edmo Atique Gabriel, cardiologista e colunista de VivaBem

Arnold Schwarzenegger publicou foto nas redes sociais depois de sua segunda cirurgia
Arnold Schwarzenegger publicou foto nas redes sociais depois de sua segunda cirurgia Imagem: Reprodução/Instagram @schwarzenegger

Há muitas pessoas que, apesar de terem a válvula aórtica bicúspide, são completamente assintomáticas, necessitando somente fazer mudanças no estilo de vida, como na alimentação e nos exercícios físicos, além de check-ups periódicos.

De acordo com Hélio Castello, cardiologista e coordenador da hemodinâmica do Centro Especializado em Cardiologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a válvula aórtica bicúspide é uma condição que acontece em cerca de 1% a 2% da população.

Para que, então, o marca-passo?

"O marca-passo nada mais é do que um dispositivo eletrônico que, com dois fiozinhos, um no átrio e outro no ventrículo, faz com que o estímulo elétrico se conduza através do músculo cardíaco", explica o cardiologista Hélio Castello.

Continua após a publicidade

O pequeno dispositivo é capaz de observar e e corrigir defeitos no ritmo cardíaco, mantendo a frequência cardíaca dentro dos limites de normalidade.

"O batimento normal seria entre 50 e 80 batimentos. Se esse batimento começa a cair e ficar abaixo de 50, gerando sintomas de tontura, vertigem, vista escurecida e fraqueza, você tem que considerar o implante do marca-passo como uma forma de normalização desse batimento", observa o cardiologista Edmo Atique Gabriel.

Marca-passo
Marca-passo Imagem: Guilherme Zamarioli/UOL

No caso de Schwarzenegger, ele conta que algum tecido cicatricial da cirurgia anterior tornou o batimento cardíaco irregular, por isso precisou do marca-passo.

O dispositivo é colocado, geralmente, em pessoas com idade mais avançada e que já possuem problemas cardíacos que podem ter causado uma disfunção na transmissão de estímulo elétrico através do músculo do coração, ou em pessoas que passaram por uma cirurgia cardíaca.

Deixe seu comentário

Só para assinantes