Pai diz que fez beijo grego em genro em caso de traição: há riscos à saúde?

Um caso de traição na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, chamou a atenção após uma mulher publicar nas redes sociais que seu marido e seu pai tinham um caso. Ela encontrou no celular do pai vídeos de encontros no motel e, para se vingar, os expôs na internet. Em uma das gravações, o pai grita na rua que teria dado um "beijo grego" no genro.

A prática sexual —que consiste em colocar a língua no ânus do parceiro— pode ser muito prazerosa, mas precisa ser feita com cuidados para que a saúde de quem dá o beijo não seja colocada em risco. Se você gosta, não se preocupe: há maneiras de curtir e se prevenir ao mesmo tempo.

  • O ânus é uma "região potencialmente contaminada do nosso corpo", descreve o médico Jairo Bouer, especialista em sexualidade. Isso porque existem muitos microrganismos causadores de doenças que podem habitar essa região.
  • Para quem dá o beijo grego, o risco é justamente contrair vírus, bactérias ou parasitas, especialmente se na boca da pessoa houver alguma ferida ou afta, que pode se tornar uma porta de entrada para os agentes infecciosos.
  • Entre as ameaças estão hepatites, gastroenterites, HPV (papiloma vírus), sífilis, herpes e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis).
  • A boca também pode contaminar a região anal e trazer riscos para quem recebe o beijo. Isso pode acontecer se a pessoa que dá a lambida estiver com herpes tipo 1 (labial), candidíase oral ou gonorreia orofaríngea, por exemplo. Com o sistema imunológico enfraquecido, o risco de ser infectado é maior.
  • Colocar a boca nos genitais após ter tido contato inicial com o ânus também pode causar a migração da bactéria Escherichia coli para a uretra ou para o epidídimo (canal localizado atrás dos testículos), ocasionando infecções dolorosas.

Saiba como se proteger

Duas atitudes podem reduzir os riscos à saúde associados ao beijo grego. Veja abaixo:

  • O primeiro cuidado recomendado pelos médicos é higienizar o ânus com água e sabão antes do ato sexual preliminar.
  • É necessário usar preservativo ou "dental dam" (folha de látex usada como barreira dental) na língua. A proteção é importante para impedir que haja contato direto de mucosas (boca e ânus), situação que, em qualquer tipo de sexo oral, pode levar a uma contaminação.
  • O "beijo grego" não deve ser realizado se a pessoa estiver com infecções, lesões ou sangramentos.

*Com informações de reportagem publicada em 06/12/2022.

Deixe seu comentário

Só para assinantes