Seu 'amigo' acorda antes de você? Ereção noturna tem várias causas

Qual homem nunca acordou de manhã com o "coleguinha" já ereto, não é mesmo?

O fenômeno leva o nome técnico de ereção peniana noturna. Mas por que será que ela ocorre? Será que todos os homens acordam excitados?

A resposta é: possivelmente sim. Até porque essa ereção tem mais a ver com uma questão fisiológica do que sexual.

Além de o corpo ficar mais relaxado durante a noite e soltar substâncias que provocam a ereção, os nervos que fazem isso ficam próximos da bexiga. Como a bexiga geralmente está cheia pela manhã, ela acaba tocando esses nervos de forma a estimulá-los, provocando a ereção.

Mergulho onírico

Além da explicação fisiológica, os sonhos também têm seu papel, já que eles geralmente acontecem um pouquinho antes de acordar.

Ou seja, uma ereção pela manhã também pode ser reflexo de um sonho mais animado.

Movimento involuntário

Além desses dois fatores, o corpo também pode provocar ereções involuntárias. Isso ocorre como uma forma de evitar fibrose na região peniana —um entupimento dos vasos que poderia, inclusive, prejudicar ereções futuras.

Continua após a publicidade

Especialistas estimam que os homens podem ter de 10 a 12 ereções involuntárias durante o dia, sendo cinco delas à noite.

Isso não é motivo de preocupação! Os médicos afirmam que, quando ocorre uma ereção involuntária, significa que está tudo saudável com o pênis.

No entanto, se as ereções forem dolorosas e persistentes, o recomendado é procurar ajuda médica.

Fontes: Celso Heitor Freitas Junior, urologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo; Cristóvão Barbosa Neto, urologista do Grupo São Cristóvão Saúde; Fernando Ferreira, urologista do Departamento de Urologia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp e José Carlos Truzzi, chefe do setor de Urologia do Fleury Medicina e Saúde.

*Com matéria publicada em 29/07/2019

Deixe seu comentário

Só para assinantes