Ator pornô diz que usa maca peruana e tribulus terrestris; há benefícios?

O ator pornô Jeferson Reis, 29, abriu o jogo sobre seus cuidados com a saúde para poder performar bem em seus vídeos adultos. Ele, que já gravou com Andressa Urach, disse fazer uso de maca peruana e tribulus terrestris.

"Indico maca peruana e tribulus terrestres que fazem parte da minha rotina no dia a dia e funcionam muito bem para o meu desempenho sexual, aumento de libido e testosterona", disse o ator.

Mas será que elas trazem benefícios mesmo? VivaBem mergulhou em estudos científicos para tirar essa história a limpo.

Maca peruana

Maca peruana é um tubérculo bastante semelhante ao rabanete e nativo da região dos Andes. Como se tornou popular por ajudar na libido, ficou conhecido como "viagra dos incas".

Um estudo realizado pela Universidad Peruana Cayetano Heredia (Peru) comprovou que a maca peruana influencia na fertilidade masculina. Foram avaliados homens com idades entre 24 e 44 anos por quatro meses e que receberam doses do alimento.

Os pesquisadores chegaram à conclusão de que ocorreu um aumento da quantidade de sêmen e na mobilidade dos espermatozoides, o que tornavam os homens mais férteis. E estudiosos da Czech University of Life Sciences Prague (República Tcheca) também comprovaram esse benefício do tubérculo.

Nessa pesquisa, participaram 20 voluntários com idades entre 20 e 40 anos que receberam a maca peruana moída e aumentaram a sua fertilidade.

A maca peruana também traz benefícios para pessoas com disfunção erétil. Um estudo divulgado no Journal of Andrology analisou homens com o problema.

Continua após a publicidade

Aqueles que consumiram por quatro meses a maca peruana melhoraram o desempenho sexual em comparação com aqueles que não tiveram acesso ao tubérculo.

Tribulus terrestris

O tribulus terrestris, um extrato de fruto seco extraído da planta com o mesmo nome, também conhecido como Gokshura ou Gokharu, há muito tempo é usado nas medicinas indiana e chinesa.

Desde 2021, ele é considerado um fitoterápico pela Anvisa e precisa de prescrição médica para compra.

Os testes desse produto só foram feitos em ratos. Para termos certeza de seu benefício, seria necessário que a matéria-prima fosse analisada no organismo humano.

Outro ponto que prejudica a confiabilidade dos estudos mesmo em humanos e que os tornam inconclusivos em sua maioria é a ausência de informação sobre a concentração do extrato usado e a dose aplicada.

Continua após a publicidade

"Ainda assim, é possível observar na prática clínica os resultados com o uso das cápsulas da planta, principalmente em relação ao aumento da libido e da massa muscular", afirma a nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, fundadora da Apfit (Associação Paulista de Fitoterapia).

Se a causa do problema for a baixa no nível de testosterona, o consumo de tribulus terrestris parece ajudar na impotência sexual. No entanto, vários outros motivos podem levar ao problema, como a ansiedade ou problemas na circulação periférica ou mesmo o diabetes. "Nesses casos, a planta não vai contribuir", coloca Marchiori. Daí a importância de um médico avaliar o quadro para orientar o paciente.

Segundo Monteiro, há trabalhos que indicam que o tribulus terrestris também pode a melhorar a qualidade e a quantidade de espermatozoides produzida, uma vez que a protodioscina estimularia as células germinativas que os originam.

Um estudo publicado na revista Complementary Therapies in Medicine afirma que a planta teria a capacidade de melhorar os parâmetros espermáticos.

No entanto, Marchiori comenta que existem outras plantas bem mais estudadas para essa indicação, como a mucuna pruriens.

*Com informações de matérias de abril de 2023 e novembro de 2021.

Deixe seu comentário

Só para assinantes