Topo

Proteínas de alta qualidade e vitamina A: veja benefícios do fígado de boi

iStock
Imagem: iStock

Colaboração para o VivaBem

09/11/2022 04h00

Há quem ame o sabor forte do fígado bovino e também quem se atrai pelo preço mais baixo do que outras partes do boi nos mercados e açougues. Mas do ponto de vista nutricional, a melhor característica desse alimento presente no prato de milhares de brasileiros são os diversos benefícios que ele oferece ao organismo.

O corte é uma víscera e se destaca entre outros alimentos da mesma categoria por ter alta digestibilidade, ser rico em vitamina A e por ser fonte de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6 e B12), ferro e proteínas.

A seguir, veja os principais benefícios, listados por nutricionistas, de consumir fígado de boi com mais frequência.

1. Diminui inflamação

A vitamina B12 encontrada no fígado pode ajudar a aliviar os processos inflamatórios como asma e artrite, pois impede a liberação de agentes químicos responsáveis por sintomas inflamatórios, como inchaço e dor.

O componente também tem papel importante no metabolismo e contribui para que a pessoa sinta menos fadiga —mental e física— no dia a dia.

2. Contém proteínas de alta qualidade

Assim como qualquer parte do boi, o fígado tem alta quantidade de proteínas —são 29,9 gramas para 100 gramas da víscera cozida, uma quantidade que contém 225 calorias.

Quando ingerida, a proteína se transforma em aminoácidos essenciais, que são aqueles que o corpo não consegue produzir naturalmente (só por meio de alimentos ou suplementos), mas que é de grande importância para garantir o bom funcionamento dos músculos e dos órgãos.

Fígado acebolado - iStock - iStock
Fígado acebolado é um prato comum, mas muito nutritivo
Imagem: iStock

Entre os aminoácidos essenciais, estão a fenilalanina, valina, treonina, metionina, leucina, isoleucina, lisina e histidina, que são necessários para a construção de tecidos, músculos, alguns hormônios e enzimas.

Essa ação benéfica para a construção da massa magra (músculos) é especialmente benéfica para idosos, que sofrem com a perda natural desses tecidos conforme a idade avança.

3. Ajuda a prevenir a anemia

Por ser rico em nutrientes como ferro, vitamina B12 e ácido fólico, esse alimento contribui para a produção de glóbulos vermelhos. Eles contêm substâncias no seu interior que faltam em pessoas que sofrem de anemia.

4. Fortalece o sistema imune e beneficia visão

O fígado bovino também é rico em vitamina A, que contribui para o bom funcionamento do sistema imune, além de beneficiar a visão (na falta da vitamina, pode ocorrer disfunção da lágrima e até cegueira noturna) e ajudar a ter uma pele saudável, estando disponível em dermocosméticos na forma de retinol.

Fígado de boi cru - iStock - iStock
Fígado é boa fonte de proteína de alta qualidade
Imagem: iStock

5. Faz bem para pele, unhas e cabelo

O cobre, presente no alimento, atua como antioxidante e é importante para a produção de glóbulos vermelhos e de colágeno, nutriente indicado para melhorar a estrutura e elasticidade da pele.

Já o selênio contribui para uma tireoide saudável, ou seja, faz com que o metabolismo funcione devidamente.

O zinco contribui para o fortalecimento do sistema imune e beneficia a saúde de tecidos como cabelo, pele e unha.

Quem deve ter cuidado com o consumo do fígado bovino

O fígado de boi contém colesterol, substância que, se consumida de forma excessiva, pode aumentar o risco de doenças cardíacas ou piorar o quadro de alguém que já enfrenta algum tipo de problema no coração. Isso quer dizer que o alimento pode não ser uma boa opção para quem já tem colesterol alto.

Além disso, o fígado pode conter metais pesados, que poderia acumular no corpo, causando alterações na função renal ou no metabolismo.

Fontes: Lorena Ellen Da Silva Lima, nutricionista da AmorSaúde Teresina Centro; Victor Machado, nutricionista, pós-graduado em nutrição esportiva e colunista de VivaBem; Daniele Cambuí, nutricionista do Vera Cruz Hospital; TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos).

Instale o app de VivaBem em seu celular

Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem e acessa dicas de alimentação, saúde e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora em seu celular e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor!