Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


O teste de gravidez pode dar falso positivo?

Daniel Navas

Colaboração para o VivaBem

19/07/2022 04h00

Sim e tanto faz se o teste for o de farmácia ou de sangue. Entre os principais fatores por trás do falso resultado está o uso de medicamentos que contenham hCG (hormônio gonadotrofina coriônica), como os para tratamento para infertilidade. Esse hormônio é exatamente a referência para os testes de gravidez.

Além disso, se a mulher tiver dado à luz ou abortado há menos de oito semanas, também há o risco de o teste dar falso positivo. Isso porque, quando ocorre a fecundação do óvulo, o corpo começa a produzir o hormônio hCG.

O uso de suplementos nutricionais com vitamina B7 (biotina) também pode alterar o resultado de gravidez, gerando falso positivo ou falso negativo. A justificativa é que a substância é capaz de alterar a reação química que ocorre durante a realização do exame e levar ao resultado errôneo.

Já no caso do teste de farmácia para gravidez, pode ocorrer de a mulher não seguir as instruções corretamente e se deparar com o falso positivo. Nesse caso, é de extrema importância ler atentamente as instruções antes de realizar o teste.

Para evitar qualquer surpresa, os especialistas indicam aguardar de dois a sete dias após o atraso da menstruação para realizar o teste de farmácia. Já para o exame de sangue, o ideal é esperar 10 dias depois do período da fecundação (se você souber a data exata), ou a partir de cinco dias antes do dia previsto para uma nova menstruação.

Fontes: Gustavo Maciel, consultor médico em ginecologia e biologia molecular do Grupo Fleury; Luiz Fernando Frassetto, ginecologista e obstetra do Hospital Baía Sul, em Florianópolis (SC); Michelle Rodrigues, ginecologista e chefe da saúde da mulher do HU-UFPI (Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí), que é vinculado a Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares); Thazio Henrique Soares Cardoso de Souza, médico ginecologista e obstetra do Hospital Promater em Natal, no Rio Grande do Norte.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.