Por que só algumas pessoas conseguem dobrar a língua?

A língua humana tem músculos que trabalham juntos para nos permitir fazer movimentos diferentes, como dobrar, enrolar e esticar. Mas apesar de esta parte do corpo estar presente naturalmente na maioria das pessoas, apenas uma parcela delas tem a habilidade curiosa de dobrá-la em formato de 'U', formando algo semelhante a um canudo.

De acordo com especialistas, a capacidade de conseguir dobrar a língua ou não pode estar relacionada à flexibilidade dos músculos e tendões da língua, assim como ao formato do palato —esse aspecto parece ser influenciado por fatores ambientais externos, como estilo de vida durante a infância, mas principalmente pelos genes herdados dos pais.

A 'habilidade' ser passada dos pais para os filhos é a teoria mais aceita entre os geneticistas, mas até o momento não foi identificado um gene específico responsável por essa característica.

Estudos sugerem que a herança genética é complexa, envolvendo múltiplos genes com efeitos pequenos. Além disso, a capacidade de dobrar a língua pode ser aprendida, indicando que fatores ambientais também desempenham um papel nessa habilidade.

Especialistas apontam que não parece haver uma vantagem evolutiva direta associada à capacidade de dobrar a língua, mas é apenas uma característica que indica como os corpos humanos podem ter características específicas e genéticas singulares complexas.

Fontes: Olavo Siqueira, médico geneticista e oncogeneticista do Hospital Santa Lúcia, de Brasília; Samuel Nogueira, que é médico geneticista do Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA), vinculado à Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares); Betânia Loures, médica geneticista do DLE do Grupo Fleury.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Deixe seu comentário

Só para assinantes