Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Mulher descobre gestação dando à luz; como alguém não percebe a gravidez?

Secretaria de Saúde de Alagoas/Reprodução
Imagem: Secretaria de Saúde de Alagoas/Reprodução

Bruna Alves

Do VivaBem*, em São Paulo

10/03/2022 09h41

É difícil de acreditar, mas a chamada gestação silenciosa já conta com vários relatos Brasil afora. Foi o que aconteceu com Janiere Elza da Silva, 42, que procurou uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), na manhã de quarta-feira (9), para tratar de uma suposta hemorragia, sem saber que estava grávida.

Ela deu à luz seu segundo filho momentos depois de chegar ao local. Imagine o susto! "Quando a enfermeira foi examinar a paciente, o bebê já estava coroando. Ela perguntou à paciente se ela sabia que estava grávida e a mulher tomou um susto dizendo que não", explicou ao UOL, Ruth Morais, coordenadora de enfermagem da UPA Jacintinho.

A gestação silenciosa é um quadro raro que ocorre quando a mulher descobre a gestação somente a partir do terceiro trimestre, ou, como no caso de Janiere, quando o bebê já está nascendo.

Dá para não saber que está grávida?

De acordo com a ginecologista Karina Tafner, especialista em endocrinologia ginecológica e reprodução humana pelo Hospital Santa Casa de São Paulo, todas as mulheres têm aumento da barriga durante a gestação, mas em algumas o aumento pode ser menor.

"Depende da paridade da mulher, da estrutura corporal, musculatura abdominal, tamanho do bebê, gordura corporal, ganho de peso durante a gestação, entre outros fatores", explica.

A gravidez silenciosa também pode acontecer em mulheres com ciclos menstruais muito irregulares ou obesas. Mulheres com distúrbios hormonais podem, por vezes, ter ciclos menstruais muito longos, com intervalos de mais de seis meses, o que dificultaria a percepção da falta da menstruação, que é o sinal mais evidente do início da gestação.

Os outros sintomas podem aparecer ou não na gravidez, nada é obrigatório, pois há mulheres que têm náuseas, vômitos, dores, e outras que não sentem nada disso. Outros fatores também podem fazer com que a barriga não cresça o esperado, dentre eles, alimentação inadequada e tabagismo.

O uso de álcool ou de drogas ilícitas pode resultar em restrição do crescimento fetal, o que pode provocar um crescimento menor do útero e, consequentemente, do abdome como um todo.

No caso de pacientes que praticam intensas atividades físicas, a musculatura abdominal muito rígida pode dificultar a percepção do crescimento uterino, assim como o uso frequente de cintas. Não saber que está esperando um filho também aumenta o risco de saúde para ambos.

"Principalmente pela falta de realização de exame pré-natal e acompanhamento adequado da gestação, o que expõe a gestante e o feto a diversas doenças como infecções adquiridas e patologias da gestação", indica Tafner.

*Com informações de reportagem publicada em 05/09/2020.