É verdade que a forma como eu seguro meu celular pode causar tendinite?

Sim, é verdade. Geralmente apoiamos o celular na palma da mão e digitamos com o polegar dessa mesma mão. Essa posição sobrecarrega esse dedo e, se for repetitiva e prolongada, pode causar a chamada tendinite De Quervain, que é a inflamação dos tendões responsáveis pelos movimentos do polegar.

Os sintomas mais comuns da tendinite são:

dor;

edema na região;

incapacidade de realizar simples atividades com a mão.

Por isso, o ideal é tentar poupar o polegar dessa função de ficar digitando. A melhor posição para segurar o celular é a seguinte:

Para quem é destro, segure o celular com a mão esquerda e com o indicador da mão direita você faz a digitação.

Já para os canhotos, é só inverter as mãos. Ou seja, segurar o celular com a mão direita e usar o indicador da mão esquerda para digitar.

Jeito certo de segurar o celular
Jeito certo de segurar o celular Imagem: Arte UOL
Continua após a publicidade

Outra medida que as novas atualizações de smartphones já trazem é deslizar o dedo na tela e as palavras são formadas automáticas, isso também poupa os dedos, ou usar a função de áudio para enviar mensagens.

Além disso, vale também revezar os dedos no uso da digitação, inclusive trocando de mão. Usar acessórios para apoio da mão, como alças e anéis, pode ajudar a evitar a tendinite. Sem esquecer de dar umas pausas no uso do celular durante o dia. Também é importante fazer alongamentos, principalmente no polegar, abrindo e fechando os dedos.

Tem tratamento?

O tratamento da tendinite inicial, ou seja, aquela que não traz incapacidade, se dá com repouso, uso de compressa com gelo e um anti-inflamatório simples. Se não houver melhora com essas medidas, ou piora do quadro, é aconselhável procurar um ortopedista que vai direcionar um tratamento especializado e, se necessário, uma terapia para o retorno mais precoce às atividades.

Com o tratamento finalizado, é importante entender que você não está livre de um retorno desses sintomas, muito pelo contrário. A tendinite pode voltar se as medidas de prevenção mencionadas não forem continuadas, bem como se não iniciar um fortalecimento muscular.

A prática de atividades físicas que trabalhem a mobilidade e o fortalecimento dos membros superiores e coluna deixarão o corpo mais apto ao uso do celular sem sobrecarga dos tendões e consequentes dores.

Continua após a publicidade

Fontes: Flaviana Busignani da Silva, ortopedista do Hospital São Marcelino Champagnat, em Curitiba; Robson da Silva Pereira, cirurgião da mão do Hospital Memorial Arthur Ramos, em Maceió; Samuel Martins, ortopedista do HU-UFPI (Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí), unidade da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Deixe seu comentário

Só para assinantes