Homem com mais de 40 anos tem que fazer reposição hormonal?

Não é uma regra. A reposição hormonal, independentemente da idade, só será recomendada se o homem estiver com níveis de testosterona reduzidos —o que é diagnosticado por meio de exame de sangue. Isso, geralmente, vem acompanhado de alguns sintomas como:

Redução de ereções matinais;

Diminuição dos pelos;

Excesso de sono durante o dia;

Falta de libido;

Cansaço.

Por isso, é muito importante buscar a ajuda de um endocrinologista ou urologista, que irão fazer todos os exames para identificar se os sinais têm ou não relação com a redução dos níveis de testosterona.

Vale saber, aliás, que a queda dos níveis hormonais nos homens, ao contrário das mulheres, ocorre de maneira bem mais lenta e gradativa. Alguns estudos apontam uma queda nos níveis de testosterona de 1% ao ano, após os 30 anos.

É importante entender que a reposição hormonal em homens, quando feita adequadamente, melhora o bem-estar e o quadro clínico do paciente. Porém, quando essa reposição é feita na ausência de uma deficiência real de testosterona, apenas com intuito de melhora da performance ou para fins estéticos, principalmente quando utilizadas doses excessivas, pode desencadear problemas futuros.

Continua após a publicidade

Entre os efeitos colaterais do uso de testosterona sem acompanhamento médico estão:

Doenças hepáticas;

Trombose;

Doenças cardiovasculares, incluindo infarto;

AVC (Acidente Vascular Cerebral), entre outros.

Além disso, de tempos em tempos, o paciente é reavaliado para que o médico identifique se os sintomas estão melhores e se não há problema em continuar a reposição da testosterona. Caso não tenha risco, o tratamento pode seguir tranquilamente pelo período que for necessário.

Continua após a publicidade

Fontes: Cristina Schreiber, médica endocrinologista do HU-UFSC (Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina); Karine de Almeida Santos, médica endocrinologista do HU-UFS (Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe), ligado a Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Deixe seu comentário

Só para assinantes