Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


'Quem entrava nos quartos tinha medo', diz auxiliar de limpeza hospitalar

Roseane Ribeiro, auxiliar de limpeza no Hospital São Domingos, trabalha na área de isolamento de pacientes com covid-19 - Paulo Soares/UOL
Roseane Ribeiro, auxiliar de limpeza no Hospital São Domingos, trabalha na área de isolamento de pacientes com covid-19
Imagem: Paulo Soares/UOL

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

09/10/2021 04h00

Quando foi contratada, em fevereiro de 2019, cerca de um ano antes da chegada do coronavírus (Sars-CoV-2) ao Brasil, Roseane Cristina Ribeiro, 44, já passava os dias usando máscara, luva e outros equipamentos de proteção no Hospital São Domingos, em São Luís (MA).

Trabalhando como auxiliar de serviços gerais, suas principais responsabilidades eram a limpeza e troca de lençóis e toalhas dos quartos. Com a pandemia e a necessidade ainda maior de higienizar os ambientes, ela aceitou ser alocada para a área onde ficavam os pacientes isolados por covid-19.

"Muitos funcionários, que precisariam entrar nos quartos, ficaram com medo e não quiseram trabalhar no setor. O hospital ofereceu um pagamento adicional por insalubridade e eu aceitei. A gente não trabalhava dobrado, mas o cuidado era. Mesmo com as tarefas não aumentando muito, foi bem mais cansativo", lembra Roseane sobre o começo da pandemia.

Roseane trocando o lençol em um quarto do Hospital São Domingos, no Maranhão - Paulo Soares/UOL - Paulo Soares/UOL
Imagem: Paulo Soares/UOL

Por dividir a casa com os pais idosos, esse cuidado redobrado não acabava ao encerrar o trabalho. A rotina para encontrar a família era metódica como precisava ser, já que um descuido poderia significar levar a doença para o lar.

Ao fim do expediente, ela tomava banho no hospital e, antes de pisar em casa, todas as roupas usadas na rua eram deixadas de lado. O esforço deu certo. Após 16 meses, ela e os familiares não foram infectados.

Parte do trabalho de Roseane era feita na UTI de covid-19, a área mais temida de qualquer hospital que atendesse os casos da doença.

Cansei demais psicologicamente na UTI. Olhar os pacientes naquele estado, ver o sofrimento deles... Isso deixa a gente abatido. Sem falar que ter de estar atenta o tempo todo causa uma exaustão mental.

Roseane - Paulo Soares/UOL - Paulo Soares/UOL
Imagem: Paulo Soares/UOL

Com alguns pacientes internados há meses, Roseane entrava e saía do quarto de alguns como quem visita amigos. Ouviu histórias e respirações ofegantes, se aproximou de acompanhantes, que compartilhavam as preocupações, presenciou lágrimas, momentos alegres e despedidas. "Vi muitas pessoas morrerem, mas a gente não desistiu, não", diz.

Dos dias mais intensos, a auxiliar de limpeza sabe que vai levar a lembrança daqueles que compartilharam o ambiente do hospital com ela por vários meses.

"Tem um paciente que foi internado em fevereiro e está aqui até hoje, chamamos ele de 'Seu Marcão'. Foi intubado, ficou muito debilitado... Ouvi a irmã dele chorando uma vez e dizendo que desistia, que entregava para Deus. Parecia que não ia dar, mas ele se recuperou. Foi incrível, eu desacreditei. Hoje ele es bem, já conversa, já anda e deve ir para casa em breve", conta.

Roseane Ribeiro, Hospital São Domingos - Paulo Soares/UOL - Paulo Soares/UOL
Imagem: Paulo Soares/UOL

Mesmo com medo, ao colocar-se no lugar de quem estava internado por uma doença ainda muito misteriosa, a auxiliar de limpeza tentou passar o máximo de conforto possível, e não só nos travesseiros cheirosos e lençóis limpinhos.

"Uma vez entrei, logo no começo da pandemia, em um quarto para fazer a limpeza, toda feliz, falante, com o astral lá em cima, e a paciente sozinha. Ela disse: 'Que bom que você está alegre, porque todo mundo entra aqui com medo.' Eu também estava com medo, mas não queria demonstrar. Tentava só manter a distância física e ser rápida."

A mudança na equipe médica e técnica, para Roseane, foi notável. "Vi profissionais chorando, a ponto de largar tudo e desistirem. Vi médicos praticamente morarem na UTI, dedicando todo o tempo que tinham. Alguns, como o doutor Bernardino, também faziam esse esforço para alegrar os profissionais e pacientes. Ele passava nos quartos dizendo, 'Bora acordar, bora passear, gente!'"

O cuidado nas áreas de covid-19 do hospital segue até hoje, mas com menos intensidade. O Maranhão registrou cerca de 300 novos casos da doença por semana em setembro. Em junho, eram cerca de 700. Da experiência, ela diz levar ensinamentos para toda a vida.

"A gente fica pensando, estamos aqui de passagem. Comecei a valorizar mais as pessoas, curtir mais meus dias. Agora fico mais com minha família e descobri, em casa mesmo, coisas que nem sabia que tinha prazer, como fazer um lanche junto com a família e dar risada. Tenho um filho de 23 anos que trabalha à noite e às vezes nos desencontrávamos... Passamos a conversar mais, o que foi um presente."

Roseane Ribeiro, Hospital São Domingos - Paulo Soares/UOL - Paulo Soares/UOL
Imagem: Paulo Soares/UOL