PUBLICIDADE

Topo

Saúde Bucal

Covid: Brasil chega a 23,8 mi de vacinados com 2 doses, 11,26% da população

Brasil já vacinou mais de 23,8 milhões de pessoas com duas doses contra a covid-19 - Carlos Madeiro/UOL
Brasil já vacinou mais de 23,8 milhões de pessoas com duas doses contra a covid-19 Imagem: Carlos Madeiro/UOL

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

15/06/2021 20h15Atualizada em 15/06/2021 20h43

O Brasil atingiu hoje a marca de 23,8 milhões de vacinados com duas doses contra a covid-19. No total, 23.842.785 pessoas receberam a dose de reforço do imunizante contra a doença, o equivalente a 11,26% da população do país. O levantamento foi feito pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Nas últimas 24 horas, 1.173.106 brasileiros receberam a primeira dose de vacina, chegando a um total de 56.913.618 imunizados nesta fase inicial —o correspondente a 26,88% da população nacional. A dose de reforço foi aplicada em outros 100.097 entre ontem e hoje.

Vacinação nos estados primeira dose - 15/06 - UOL - UOL
Imagem: UOL

A aplicação de duas doses de vacina é uma recomendação dada pelos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech para um combate mais eficiente ao novo coronavírus.

Mato Grosso do Sul permanece como o estado que, proporcionalmente, mais aplicou a primeira dose de vacina: 36,31% da população local.

Em termos percentuais, o Rio Grande do Sul lidera entre os estados que mais vacinaram com a segunda dose: 14,3% de seus habitantes.

Vacinação nos estados segunda dose - 15/06 - UOL - UOL
Imagem: UOL

Doses da Sputnik V serão enviadas ao Brasil em julho, diz governador do CE

Governadores do Consórcio Nordeste se reuniram hoje com o Fundo Soberano Russo para tratar da entrega de vacinas Sputnik V. Eles saíram com a promessa de que as primeiras doses serão distribuídas no começo de julho. E também confirmaram que haverá divulgação de um cronograma detalhado na próxima semana.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), publicou no Twitter que as primeiras doses de Sputnik V chegarão no começo de julho. O UOL confirmou a informação com o Consórcio Nordeste.

Wellington Dias (PT), governador do Piauí e presidente do Consórcio, afirmou que a reunião com o Fundo Russo serviu para garantir que o contrato firmado anteriormente será cumprido. Portanto os 37 milhões de doses serão entregues normalmente, assim que for autorizada sua importação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!

Saúde Bucal